• ter. abr 16th, 2024

Mamão pode ser melhor para o sistema digestivo do que você pensa

dez 13, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Pesquisadores brasileiros revelaram que o consumo deste alimento pode até mesmo inibir o câncer

Ele é um fruto muito consumido e, também, muito saboroso. Famoso por ajudar o intestino a “trabalhar”, o mamão pode auxiliar mais o sistema digestivo do que podemos imaginar.

Uma pesquisa divulgada no jornal científico “Scientific Reports” e conduzida por brasileiros ajudou a desvendar mais algumas características benéficas dessa fruta. Em contato com células extraídas de tumores do intestino humano, algumas substâncias presentes no mamão papaia (também chamado de havaí) diminuíram sua proliferação.

Quanto mais maduro o mamão, mais abrangente é a ação dessas substâncias, de acordo com os estudiosos João Paulo Fabi e Samira Prado, do Centro de Pesquisas em Alimentos (FoRC), da USP. “A pectina de mamão de diferentes estágios de maturação induz a morte de células cancerígenas em diferentes níveis”, concluiu o estudo.

Suculento e nutritivo

Além de saboroso, o mamão papaia também oferece muitos benefícios à saúde. Apesar de sua doçura, a fruta tem cerca de 120 kcal e é indicada a diabéticos e a quem precisa emagrecer, pois auxilia na eliminação de gordura e toxinas. Já suas fibras aumentam a sensação de saciedade.

Também possui o dobro da quantidade diária necessária de vitamina C — antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, combate o colesterol e a caspa e alivia os sintomas da sinusite.

Há no mamão, ainda, ácido fólico (que ajuda os ossos), vitaminas A (benéfica aos olhos, cabelo e pele), B, E e K (ajuda na coagulação sanguínea e também a saúde dos ossos), magnésio, cobre e ácido pantotênico.

Já o potássio presente no fruto controla a pressão arterial e previne o AVC, o licopeno é um poderoso antioxidante e a luteína e a zeaxantina são substâncias que também auxiliam a saúde dos olhos.

A enzima papaína é um dos principais componentes do mamão e ajuda nos processos digestivos — daí a fama do mamão de “limpar” o aparelho digestivo. A papaína também é usada como amaciante de carnes e como cicatrizante.

Fonte: Catraca Livre

Loading