• ter. mar 26th, 2024

MEAL SHARING: Já pensou em experimentar refeições compartilhadas pelo mundo afora na casa de desconhecidos?

Compartilhe Boas Notícias

A economia compartilhada realmente veio para ficar.

Temos o Airbnb e o Couchsurfing, por exemplo, em que você aluga um quarto ou um sofá para uma pessoa desconhecida, em qualquer lugar do mundo, temos o commuting, as caronas compartilhadas entre diversas cidades. Mas e se essa ideia fossem além? Se você pudesse experimentar refeições como um local na casa de pessoas desconhecidas enquanto viaja? Ou experimentar novos sabores em sua própria cidade – por que não?

Foi pensando nisso que surgiu o Meal Sharing. O Meal Sharing é um site em que você se cadastra para compartilhar refeições com outras pessoas do mundo inteiro. E, assim como no CouchSurfing ou no Airbnb, você pode ter um perfil de host (anfitrião que organizará o evento) ou de viajante (que se propõe a participar de refeições pelo mundo afora).

Usei o site a 1ª vez na Bulgária, na capital Sofia. Enviei uma mensagem para a anfitriã e perguntei se seria possível marcarmos um jantar com comes e bebes típicos búlgaros. Recebi uma resposta depois de alguns dias e marquei o encontro para a semana seguinte. Até aí, tudo bem. Estava mega empolgada com a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura e sabores búlgaros, mas não sabia quais seriam as regras de etiqueta para a ocasião.

Por isso, decidi escrever aqui algumas dicas do que pode (ou não) ser feito para que a sua experiência no Meal Sharing seja vitoriosa e, por que não, inesquecível!

O QUE VOCÊ DEVE FAZER

Caprichar no seu perfil

Tanto para anfitrião quanto para viajante, é sempre bom mostrar que você é uma pessoa honesta, que se interessa pela cultura da região e que respeita os costumes de todos. Escreva alguma mensagem sobre você mesmo e deixe seu perfil atualizado com as suas experiências de viagens, seus gostos e interesses.

Enviar mensagens amigáveis

Lembre-se de que não é obrigação do anfitrião fazer uma refeição para você, então entre em contato da forma mais amigável e humilde possível. Nem sempre vai ser fácil marcar um jantar em cima da hora, por isso fique ciente de que é uma tentativa. Em cidades mais movimentadas, existem eventos fixos do Meal Sharing que você pode participar na data já combinada entre todos.

Acertar os mínimos detalhes antes de ir

Não se esqueça de perguntar o endereço correto e pontos de referência, além de anotar o número de telefone ou alguma forma de contato com o anfitrião e todos os envolvidos. Também acerte com a pessoa se haverá cobrança de taxa para a refeição ou se será uma experiência gratuita. Normalmente, isso está escrito no perfil do anfitrião.

Perguntar se você pode contribuir

Mesmo que você não entenda absolutamente nada da culinária do lugar, você sempre pode ajudar cortando ou mexendo a panela no fogão. Sempre se coloque à disposição do anfitrião, caso ele peça ajuda. Você também pode ir antes e ajudar no preparo da refeição, combine com a pessoa responsável.

Surpreenda e leve algo a mais

Pode ser uma garrafa de vinho (ou da bebida local), pode ser uma sobremesa ou até algo do seu país. O importante é não aparecer de mãos vazias, principalmente para não parecer uma pessoa interesseira.

Seja educado e paciente

Jamais apresse as pessoas na cozinha ou fique do lado batendo o pé. A ocasião pede por paciência e, principalmente, compartilhamento de histórias e risadas. Seja gentil e se esforce para fazer um “social”.

Ajude a arrumar a mesa

Caso a mesa já estiver arrumada, ajude a levar os pratos e talheres, sempre mostre-se interessado em ajudar de qualquer forma.

Respeite as tradições na mesa

Seja um brinde ou uma reza, tente sempre entender o significado do gesto e, caso não saiba o que fazer, pergunte como faz e copie alguém próximo de você.

Ofereça ajuda para lavar e limpar

Provável que o anfitrião não deixe, mas é sempre bom se mostrar prestativo e educado nesse sentido, não é?

Troque informações culturais

Separe um tempo para trocar figurinhas sobre as diferenças culturais e as notícias de ambos os países, mostre fotos e músicas, quem sabe você não se arrisca e até se solta em alguns passos de dança?

follow-the-colours-mealsharing-01-6714714

O QUE NÃO SE DEVE FAZER

Exigir uma data específica

Nas mensagens, o acordo quanto à data e horário precisa ser recíproco. Ambas as partes precisam chegar em um acordo para que fiquem confortáveis e para que possam se planejar com antecedência.

Brigar quanto ao valor sugerido

Se você não concordar com o valor, simplesmente não vá e não participe. Essa é uma rede social de pessoas interessadas em trocar experiências através de refeições e todos precisam estar de acordo com os detalhes.

Fazer cara feia para uma comida

Por mais que você não vá com a cara de um prato, jamais faça cara feia ou careta para ele. A pessoa se deu ao trabalho de cozinhar para você, um desconhecido na casa dela, por isso não faça essa desfeita. Você não é obrigado a comer, mas não desdenhe da comida dos outros.

Não falar com ninguém

Uma coisa é ser tímido, outra coisa muito diferente é você ignorar todos os convidados e ficar sozinho em um canto. Todo o propósito do encontro é a confraternização entre pessoas de diferentes países, ou seja, todo mundo espera que você fale algo.

Fazer sujeira e não limpar

Caso você não goste de algo, utilize o guardanapo para disfarçadamente retirar a comida da boca. Todavia, se você estiver cortando algo ou algum molho espirrar em algum lugar da mesa, não faça a desfeita de fingir que ninguém viu. Peça um pano ou utilize guardanapos para limpar a sua própria sujeira.

Ficar bêbado de cair no chão

Querendo ou não, ali você está representando seu país e a cultura de onde você veio. Ficar bêbado ou ser desagradável com as outras pessoas é uma das piores maneiras de mostrar que você não tem respeito pelos outros e, cá entre nós, nem por si próprio.

Essas minhas dicas não são regras, são só algumas ideias para que você não se sinta perdido. Vale ressaltar que você pode avisar o anfitrião sobre seus gostos, alergias e até preferências. Isso não quer dizer que você vai ter tudo na palma da sua mão, mas o jeito como você fala com as pessoas e como você pede diz muito sobre quem você é.

No mais, aproveite o evento para fazer grandes amizades. Nós fizemos amigos muito queridos na Bulgária e estamos sempre conversando com eles, até saímos outras duas vezes para diferentes bares na cidade. A grande diferença do site é poder participar de eventos em cidades que você talvez não conheça ninguém.

Meal Sharing é uma plataforma que aproxima pessoas através de comes e bebes, mas você só será próximo de alguém em qualquer lugar do mundo se você estiver disposto a dar o primeiro passo. E aí, anima?

Imagens: Mealsharing e Shutterstock.

Fonte: http://followthecolours.com.br/

Loading