• ter. abr 23rd, 2024

Médica cria grupo de apoio a pessoas com sequelas da Covid; ‘sintomas que persistem não são caso de ansiedade’

dez 21, 2020
Compartilhe Boas Notícias

A ginecologista e obstetra Melania Amorim teve Covid-19 e percebeu que, após uma recuperação inicial, passou a desenvolver sequelas da doença. Em um perfil no Instagram (@sindrome_pos_covid), ela reúne conversas com especialistas, estudos e outras informações.

Leia abaixo depoimento dela ao Bem Estar sobre como foi o seu quadro de Covid, como descobriu as sequelas e como os sintomas persistentes chegaram a ser erroneamente associados a um caso de ansiedade:

“Eu tive um quadro inicial da Covid-19 no final de junho, começo de julho. Foi uma manifestação leve, eu tive calafrios, mal estar, dor de garganta, não tive febre. Era mais uma astenia, um cansaço.

E como eu sou médica trabalhando num centro de referência para gestantes com Covid, imediatamente eu desconfiei e fiz o teste, que no terceiro dia e deu positivo. Fiquei em casa, isolada. Eu tenho um oxímetro, fiquei monitorando, nunca apresentei queda da saturação e estava me sentindo bem depois dos três a quatro dias já estava me sentindo bastante bem.

E quando terminou o isolamento eu voltei a trabalhar, e voltei a trabalhar feliz acreditando que tinha vencido a Covid-19 e nos primeiros dias eu estava me sentindo bastante bem.

Depois de umas três semanas eu comecei a perceber: eu trabalho num hospital que tem muitas rampas, um hospital de modelo antigo, tem muitas rampas e comecei a perceber falta de ar, cansaço quando subia essas rampas e que não estava mais conseguindo desempenhar todas as tarefas sem me cansar do ponto de vista físico sem me sentir fatigada. Esses foram os primeiros sintomas pós-Covid. A falta de ar, dispneia.

E isso foi piorando. Eu comecei a sentir calafrios do tipo ondas. Ora eu estou muito bem, ora vem essa sensação de calafrios e também o que eu chamo de disautonomia e sintomas vasomotores. As palmas e as plantas dos pés ficam bem vermelhos, sudoréticos ou, por outro lado, há momentos que vem o que a gente chama de vasoconstrição. Eles ficam bem frios e às vezes roxos.

E continuou muito o cansaço físico, mal estar. E não é constante, tem dias que eu acordo muito bem e vou piorando principalmente no final da tarde. E tem dias que eu acordo mal e tem dias e momentos que eu estou me sentindo bem. Então são ondas mas que prejudicam bastante a qualidade de vida.

E aí eu comecei a me preocupar que isso fosse uma sequela e isso me parecia estranho porque eu tinha tido um quadro leve mas eu comecei a estudar. Nessa época já tinha sido publicado um estudo de pacientes com sequelas pós-Covid. Já começaram a sair outras publicações e eu comecei a ver que pacientes estavam se organizando em outros países, principalmente na Inglaterra.

E algo que eu temia que aquilo fosse somente ansiedade ou algo da minha cabeça. Porque eu cheguei a ouvir de algumas pessoas que aquilo poderia ser somente estresse ou ansiedade.

E aí quando eu vi que existia realmente um problema e que ele poderia ser atribuído à Covid eu fui procurar ajuda médica com amigos meus. E a gente fez uma investigação bem aprofundada com vários exames e o que eles me contaram é que estavam recebendo muitos pacientes. Não só pacientes que tinham tido a Covid em sua forma grave e tinham várias sequelas cardíacas, pulmonares, perda de massa muscular mas também estavam recebendo pacientes com sintomas pós quadros leves ou moderados nessa bateria de exames.

Comecei a fazer fisioterapia respiratória e posso dizer que essa falta de ar, essa dispneia melhorou em cerca de 80% mas o que mais me perturba agora são essas outras queixas. Eu não tenho mais a mesma capacidade, o mesmo desempenho nas minhas atividades da vida diária.

Eu estou fazendo tudo mas isso me cansa muito, me cansa além da conta e tem sido muito, muito difícil. Para isso eu não sei ainda o que que pode funcionar… a gente continua estudando, mas meus médicos e meu fisioterapeuta têm recomendado a retomada, mesmo que as poucos, da atividade física.

Então me arrastando mesmo eu voltei a caminhar. No início eu caminhava na esteira com auxílio de oxigênio. E agora eu estou caminhando e fazendo pilates, e eu acho que eu estou mais bem condicionada, porque o meu condicionamento físico logo de início era péssimo. Agora está melhor, mas esses sintomas ainda persistem.

Eu fiquei muito preocupada não só com o que me acontece. Mas eu pude observar que havia muita gente como eu que tinha esses sintomas e que esses sintomas não estavam sendo valorizados. Gente que procurava a emergência com sintoma de cansaço e como não se encontrava nada palpável eram e ainda estão sendo tratados como se fossem casos de ansiedade. E até bullying eu mesma sofri nas redes.

E aí eu organizei um grupo, um grupo de apoio a pacientes com síndrome pós-Covid, e nós estamos ajudando uns aos outros com nossos relatos. E reclamando isso: atenção para esses sintomas que nós temos. A gente sabe que a doença é nova mas cada dia a gente está aprendendo sobre ela.

Porque não só sou eu. Somos muitos. São muitos sequelados da Covid. E quando a gente lê essas estatísticas todas de recuperados. Que recuperados, eu digo? Quem foi que avaliou como está a qualidade de vida e o quão recuperados nós estamos? Como eu sempre disse, nunca foi somente uma gripezinha.”

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/12/19/medica-cria-grupo-de-apoio-a-pessoas-com-sequelas-da-covid-sintomas-que-persistem-nao-sao-caso-de-ansiedade.ghtml

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading