Médica cria “Prontuário Afetivo” personalizado para pacientes graves em UTI de Covid-19 e ação do bem viraliza

Compartilhe Boas Notícias

Reumatologista e também artista visual, a Dra. Isadora Jochims trabalha no Hospital Universitário de Brasília, o HUB

Uma onda de amor e acalanto em meio ao caos? Foi mais ou menos isso que a Dra. Isadora Jochims promoveu ao desenvolver o que chamou de “Prontuário Afetivo” no hospital em que trabalha, o Hospital Universitário de Brasília, o HUB, no Distrito Federal.

Também artista visual, a reumatologista de 35 anos resolveu transformar alguns dos ambientes hospitalares focados em Covid-19 com mensagens acolhedoras de carinho e de esperança. Para isso, teve a ideia de criar prontuários personalizados com dados pessoais – que vão além das informações clássicas, como nome, idade, sexo e afins – dos pacientes intubados por complicações e agravamento do novo Coronavírus.

Na intenção de que todos sejam lembrados pelos médicos pelas coisas que costumam lhes deixar felizes e que recebam um tratamento mais humanizado, ela passou a conversar com familiares dos pacientes e a listar suas referências e gostos.

“Gosta de música de cantoria e viola”, “torcedor fanático do Palmeiras”, “[contar que o] Palmeiras ganhou”, “gosta de barulho de água e de passarinho”, “gosta de Raul Seixas”, “gosta de música sertaneja raiz” e “cante pra ele” são algumas das mensagens que aparecem no post que Isadora fez no Instagram na útima segunda-feira (29.03).

Esses pequenos detalhes fazem os pacientes, assim como os próprios profissionais da saúde, terem tratamentos e momentos um pouco mais leves e menos difíceis em meio ao que vêm chamando de “cenário de guerra”.

Cansada de ouvir que estamos em uma guerra, resolvi fazer essas intervenções artísticas no covidário que trabalho“, contou ao mostrar as imagens em seu perfil da rede social.

A ideia de reunir dados com os familiares – gerando conforto também para eles – e anotá-los em papeis que ficam fixados em cada maca surgiu no último fim de semana, durante seu plantão na UTI de Covid-19.

A iniciativa já viralizou nas redes sociais e vem sendo reproduzida por outros profissionais de saúde na linha de frente da pandemia. No Hospital Regional do Guará (HRGu), a enfermeira Domitilia Bonfim mostrou nesta terça-feira (30.03) que também está seguindo o exemplo e já adotou o “prontuário afetivo”. Veja mais abaixo:

Fonte: https://vogue.globo.com/atualidades/noticia/2021/03/medica-reumatologista-cria-prontuario-afetivo-para-pacientes-com-covid-19-e-acao-do-bem-viraliza.html

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »