Amor

Médico da show de empatia em hospital público no RJ

Compartilhe Boas Notícias

Eduardo Fernandes fazia consultas em um hospital público do Rio de Janeiro. Chamou um  nome para a sala. “João da Silva” era o que estava escrito no papel. Do nada, uma mulher trans se levanta. Muitas risadas e constrangimento por parte do resto da sala de espera.  Eduardo não se sente bem.

Durante a consulta, Eduardo pergunta: “Qual seu nome?”. “Yasmin Victoria”, ela responde. A consulta não era nada grave, era uma dor na lombar. Após a consulta, Eduardo se desculpou: “Yasmin, não esqueça de voltar após a medicação. E desculpe a confusão que fiz com os nomes”. Alguns minutos depois, ela aparece novamente no consultório com um bombom Serenata do Amor.

O médico pergunta se ela já melhorou da dor e Yasmin diz: “Eu to melhor é da minha dignidade, doutor. Eu fui muito bem tratada, mas achei o olhar do senhor triste. E dizem que os olhos são o espelho da alma. Posso dar um abraço no senhor?”

A postagem feita pelo médico em maio de 2019 viralizou e já tem mais de 110 mil likes no facebook. A tocante história é uma das positivas em meio a um país bastante transfóbico – o Brasil é o país que mais matas transexuais e travestis no mundo, segundo informações ONG Transgender Europe. Tivemos avanços quanto ao nome social nos últimos anos no Brasil, com mais de 2000 mudanças de nome em cartório em 2019.

Entretanto, e infelizmente, boa parte das instituições públicas brasileiras não têm o costume de respeitar nomes sociais não alterados em documentos, como no caso de Yasmin Victoria. Ela não é a única. A gente contou o caso de Lorena Vicente, 23, que foi assassinada em um caso de LGBTfobia e teve seu nome social ocultado no boletim de ocorrência, contrariando uma lei Municipal de São Paulo que obriga o uso do nome social em documentos oficiais.

“Assustado porque é impressionante o tanto de gente me parabenizando por ter feito nada menos do que minha obrigação. Contei essa história para falar de como eu me senti trocando de posição cuidador/cuidado, porque naquele dia especificamente, eu estava muito mal. Foi muito difícil sair de casa para ir ao plantão. Não escrevi para me vangloriar de ter feito o meu papel de respeitar o nome social”, afirmou Eduardo em uma postagem posterior no Facebook.

Confira a postagem do médico na rede social:


Fonte: Hypeness

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago