• ter. mar 12th, 2024

Mesa Brasil atendeu mais de 15 mil pessoas desde o início do ano

Compartilhe Boas Notícias

Atualmente, o programa acompanha e realiza ações voltadas a 21 instituições, entre creches e associações

O Programa Mesa Brasil, programa idealizado e desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc e exercido pelo Sesc em Roraima há quase 11 anos, atende mensalmente cerca de 2 mil crianças, 900 adultos, 300 idosos, além de auxilio a famílias atendidas nas instituições eventuais.

Atualmente, o programa acompanha e realiza ações voltadas a 21 instituições, entre creches e associações. Instituições nos bairros Silvio Leite, Raiar do Sol, Senador Hélio Campos, Tancredo Neves, Santa Luzia, Caranã, entre outros, são acompanhadas pelo programa por agruparem crianças e adultos que se encontram em situação de insegurança alimentar.

O trabalho consiste no cadastro de instituições do estado e na prática de ações que mobilizem os assistidos a buscarem novas formas e benefícios para mudança da atual realidade em que se encontra como: oficinas, palestras, seminários e eventos alusivos em datas comemorativas. Entre os propósitos pregados está a sustentabilidade, superação, consciência de seus direitos, mobilização social e conhecimento nutricional. Todas ações são baseadas na luta contra a fome e desperdício de alimentos.

Por dia, 3 toneladas são coletadas e distribuídas. O Mesa Brasil busca onde sobra e leva onde falta. Margarete Parisi é assistente social do projeto e acredita que empresários, comerciantes, agricultores ou qualquer pessoa ao doar a menor quantia de alimento, produto ou serviço, estarão colaborando mais do que podem imaginar.

De acordo com Margarete, as doações podem ser ainda mais simples do que muitos pensam. “Nós temos o transporte e estrutura para buscar e distribuir toda e qualquer doação. Empresários que se sensibilizarem, basta apenas nos telefonar, que buscamos a doação”, explicou.

A Creche Flor do Saber localizada no bairro Silvio Leite é uma das creches associadas ao programa há 8 anos, desde a sua inauguração. Recebem melancia, macaxeira, cheiro verde, ossada, rúcula, beterraba, feijão, leite, laranja entre outros. De acordo com Rosiângela Farias, diretora da creche, o programa foi o pontapé inicial para que a creche tenha hoje o reconhecimento no bairro. Mensalmente a creche atende cerca de 80 crianças. “Quando começamos, não tínhamos recursos, mas com as doações do programa tudo foi se ajustando, conseguimos vencer as dificuldades, e hoje, estamos super bem, com estrutura estável devido a essa força imensurável”, relatou Rosiângela.

Já Raimundo Batista, é presidente da Associação Bom Samaritano, no bairro Santa Luzia. A associação há 4 anos recebe as doações do Mesa Brasil, atendendo assim 50 famílias diariamente, e distribuindo o que recebe para tornar melhor a refeição de crianças, adultos e idosos. “Nós recebemos todo tipo de alimento entre verduras, frutas, grãos. Entregamos para pessoas humildes, sem perspectiva de vida, tudo com a parceria maior que é o programa”, disse Raimundo.

“Para este segundo semestre buscamos intensificar ainda mais essa corrente do bem, levando em conta que o ano é festivo, e que ainda há famílias com vulnerabilidade social, essa é a realidade. Já atendemos desde janeiro, mais de 15 mil pessoas de todas as idades. Contamos com novas parcerias! Qualquer ajuda é bem vinda”, ressaltou Margarete.

O Programa Mesa Brasil, comemorará seus 11 anos no mês de setembro. Como já é de costume a comemoração acontece entre os doadores, equipe técnica, dirigentes e pessoas envolvidas diariamente nas ações do programa. Na ocasião os dados quantitativos são expostos e novos projetos são traçados para que a trajetória do programa continue contribuindo de maneira significa com famílias do município.
Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma Rede Nacional de Solidariedade que atua na Segurança Alimentar e Nutricional, através da doação de alimentos excedentes a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Paralelamente, desenvolve ações educativas para o consumo consciente dos alimentos e resgate da cidadania.

Os doadores podem ser voluntários para a execução dos trabalhos e atividades ou indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, produtores, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte, etc. Interessados em contribuir para o Mesa Brasil podem entrar em contato pelo telefone 3624-9857.

Fonte: http://www.bvnews.com.br/

Loading

Deixe um comentário