Bom Exemplo

Moradores viajam mais de 250 km para doar sangue a menino com leucemia

Compartilhe Boas Notícias

Voluntários viajam de Araçatuba até Jaú (SP), para onde família mudou temporariamente durante o tratamento do Fernando. Enquanto aguarda transplante de medula óssea, menino de 2 anos precisa passar por transfusão de sangue.

A história do Fernando, um menino de dois anos que foi diagnosticado com leucemia após o irmão gêmeo Matheus morrer pela doença, sensibilizou várias pessoas em Araçatuba (SP).

Os moradores, mesmo sem conhecer a família, estão viajando mais de 250 km para se cadastrarem como doadores de sangue. O objetivo também é encontrar um receptor de medula óssea compatível com o menino.

O garoto morava em Araçatuba com os pais, mas, por causa do tratamento, teve que se mudar temporariamente para Jaú (SP). Enquanto aguarda encontrar um doador, o pequeno precisa passar por transfusão de sangue.

A iniciativa nasceu da voluntária Juliana Cunha, que se comoveu com a história porque também perdeu o marido com câncer. Ela organizou uma viagem até Jaú para levar os doadores ao hemocentro. “Você precisa amar ao próximo mesmo sem conhecer”, disse Juliana.

Outras pessoas que souberam da atitude, mas não puderam viajar, doaram transporte e alimentação aos doadores, para que não tivessem custos.

Para o pai do Fernando, Edson Cesar de Souza, as demonstrações de solidariedade, além de refletir na recuperação do filho, também ajudam a família a superar esta fase.

“Isso é a pior coisa que poderia acontecer na vida de um pai e de uma mãe, mas esse amor nos ajuda de alguma forma”, diz o pai.

Mobilização

O caso dos gêmeos Fernando e Matheus fez com que mais de três mil pessoas fizessem o cadastro de medula óssea em Araçatuba neste ano.

De acordo com a responsável pelo setor de captação do hemocentro da cidade, apenas no primeiro semestre foram feitos 1.704 cadastros, o que representa a média de 284 cadastros por mês.

Já de julho até 26 de outubro, foram contabilizados mais 1.394 cadastros de doadores de medula óssea na cidade, com média mensal de 348 doações.

O cadastramento para doador de medula óssea pode ser feito em qualquer hemocentro, por pessoas que tenham de 18 a 55 anos.

Fonte: G1

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago