• ter. mar 26th, 2024

Museu Van Gogh disponibiliza mais de 1000 obras em alta resolução para download

jan 7, 2020
Compartilhe Boas Notícias

A história conta que o pintor holandês Vincent Van Gogh conseguiu vender somente um quadro em vida, por míseros 400 francos.

Depois de sua morte, no entanto, o reconhecimento de seu trabalho o transformou em um dos pintores mais caros do mundo. Hoje não é possível possuir um Van Gogh autêntico em sua parede sem desembolsar no mínimo algumas dezenas de milhões de dólares – mas é possível ter até mil Van Goghs em alta resolução no seu computador de graça.

O site do Museu Van Gogh, em Amsterdam, disponibilizou quase 1000 pinturas do pintor pós-impressionista para serem baixadas em alta resolução. Entre as obras disponíveis estão algumas das mais icônicas pinturas que o transformaram em dos artistas fundamentais da história da arte ocidental – como Os Comedores de Batata, O quarto, Autorretrato como pintor, Girassóis e muito mais.

O site também oferece informações completas sobre cada trabalho, como a dimensão original, o material utilizado pelo pintor e a história da pintura.

O único quadro que comprovadamente se sabe que Van Gogh vendeu em vida foi A Vinha Encarnada, adquirido pela pintora belga Anna Boch em uma feira de arte em 1890. O valor pago à época seria equivalente hoje a cerca de 1,200 dólares. Paradoxalmente exatos 100 anos depois, em 1990, seu quadro Retrato de Dr. Gachet foi vendido em um leilão por cerca de 145 milhões de dólares.

Fonte: Hypeness

Loading

Comments are closed.