• ter. abr 16th, 2024

Na Espanha, artistas de rua homenageiam a cultura local de vilarejo e criam incríveis murais

set 6, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Com pouco mais de 2 mil habitantes, a vila de Belorado – Espanha, é bastante rica culturalmente e para celebrar duas tradições locais, a StARTer – organização cultural, chamou dois artistas de rua para transformar oito edifícios – localizados na principal praça da cidade, em incríveis murais.

NeSpoon e Regue Fernández usaram a tradição local e a história como fonte de inspiração para ajudar a criar mais senso de comunidade na pequena cidade.

O objetivo é abordar a presença de mulheres em espaços públicos, apresentando o bolo beliforano e renda ao mundo. Tradicional jogo de boliche jogado apenas por mulheres, a Plaza de San Nicolás é um lugar de extrema importância para a cidade, pois lá era o local onde as mulheres se reuniam para jogar o tradicional esporte.

Com curadoria de Estela Rojo, a polonesa NeSpoon escolheu a renda para enfeitar os edifícios históricos da cidade.

Região conhecida pelo artesanato, ao levar a prática aos espaços públicos, a artista abre o questionamento sobre a importância da valorização da cultura regional.

Já Regue Fernández, explorou a história fotográfica do bolo beliforano através de uma foto tirada diretamente de uma fotografia de 1917 de mulheres cuidando de seus filhos enquanto participavam de uma partida. No dia da inauguração, a cidade se reuniu e as mulheres jogaram uma partida de bolo beliforano. Uma cena linda de se ver!

Fonte: Hypeness

Loading