• ter. abr 16th, 2024

Na Inglaterra, energia eólica ultrapassa carvão e nuclear

Compartilhe Boas Notícias

Fonte registrou recorde de 22% da eletricidade do país anteontem

Turbinas eólicas geraram no domingo o fornecimento de 22% da eletricidade do país, batendo um novo recorde, disse a RenewableUK, associação do setor, segundo a qual em cinco dias separados do mês passado elas superaram o carvão em termos de geração conectada à rede. É a primeira vez que isto acontece.

As usinas geraram uma média de 5.797 megawatts, o bastante para alimentar 15 milhões de lares nesta época do ano. Produziram 21% da energia no pais no dia 11 de agosto, batendo o recorde anterior de 20% no dia 1o do mesmo mês.

“A fonte eólica se tornou um componente fundamental do mix energético do país,” disse Jennifer Webber, diretora de assuntos externos da entidade. “Foi  geradora de energia confiável em todos os meses do ano, incluindo o alto verão.”

O recorde suplantou a produção de energia a carvão e nuclear por diversos dias. O carvão foi batido nos dias 3, 9, 11, 12 e 17 de agosto, e a energia nuclear no dia 29.

O desempenho pode ter sido mais forte do que mostram os dados oficiais, uma vez que a produção de turbinas de pequena escala não é registrada em nível nacional por não estarem conectadas à grade. E é o resultado de ventos fortes somados à menor demanda de verão.

“A energia eólica continua a suplantar seus próprios recordes. Com a aproximação do outono e do inverno podemos esperar que o setor mantenha o forte desempenho de agosto, isto em uma época em que a demanda de eletricidade é especialmente alta,” disse Webber.

Fonte Business Green.

Foto: Kim Alaniz/Creative Commons/Flickr

Loading

Deixe um comentário