• ter. abr 16th, 2024

Nike lança tênis para ‘ser calçado sozinho’ após pedido de adolescente com paralisia cerebral

fev 4, 2021
Compartilhe Boas Notícias

Quem convive com alguma deficiência sabe como atividades simples do dia a dia são importantes. Para Matthew Walzer, que tem paralisia cerebral, amarrar o cadarço de um tênis era uma ação bastante complicada.

Então, ele decidiu escrever uma carta para a marca Nike falando sobre o seu sonho de ir para a faculdade sem se preocupar em alguém ter que amarrar o seu cadarço todos os dias. A carta falava assim:

“Meu sonho é ir para a faculdade sem ter que me preocupar com alguém que vem amarrar meus tênis todos os dias. Aos 16 anos, sou capaz de me vestir completamente, mas meus pais ainda precisam amarrar meus sapatos. Como um adolescente que está se esforçando para se tornar totalmente autossuficiente, acho isso extremamente frustrante”.

jovem-tenis-e1612464431937-2849066

Matthew escreveu para a Nike em 2012 e, após anos de construção de um projeto, a marca lançou um calçado que permite colocar os pés no tênis e fixá-lo sem usar as mãos, apenas com os pés, e para tirar também.

Matthew publicou orgulhoso o lançamento da Nike:

Thank you to @23ABCNews for sharing my story! https://t.co/f1wNq7ALN5

— Matthew Walzer (@matthewwalzer24) February 4, 2021

“Para ser sincero, minhas expectativas eram muito baixas. Eu esperava uma carta muito educada em reconhecimento ao meu pedido. Não há agradecimentos suficientes no mundo para expressar minha gratidão eterna”, disse o jovem.

O designer responsável pela criação foi Tobie Hatfield, desenvolvedor de tênis para esportes olímpicos. “Trabalhei com Matthew como faria com qualquer atleta. Foi um prazer trabalhar com ele”, disse Hatfield.

tenis-adolescente-e1612464146357-2861428

Matthew nasceu pré-maturo e teve paralisia cerebral. Os médicos disseram que ele não andaria, mas o garoto contrariou os prognósticos e alcançou total autonomia. Ele disse que, quando alcançou a maioridade, só não foi morar sozinho porque não tinha como calçar os sapatos.

“Eu realmente não sei se o cenário dos calçados teria parecido muito diferente em 2012 do que é agora se eu não tivesse escrito aquela carta e se a Nike não tivesse ouvido”, disse Walzer.

jovem-tenis-e1612464202869-6446640

Nike GO FlyEase tem uma dobradiça que, através de um movimento suave, permite que o sapato seja seguro nos estados totalmente aberto e totalmente fechado. A marca lançou um vídeo explicando como foi o processo de criação do produto:

Ele está disponível inicialmente por meio de convite para membros selecionados da Nike, mas deve ser lançado para o público até o fim deste ano.

O tênis deve servir para várias pessoas que têm problemas físicos ou até limitações temporárias. É realmente um tênis inclusivo. O preço será um pouco caro, cerca de R$ 650, mas a ideia inclusiva deve ser muito celebrada, né não?

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/adolescente-tenis-maos/

Loading