• ter. abr 16th, 2024

Novas baterias de carros elétricos carregam em 5 minutos

fev 9, 2021
Compartilhe Boas Notícias

Os veículos elétricos ainda não são acessíveis para grande parte da população. Entre as pessoas que podem comprar este tipo de carro, uma preocupação é a rede de abastecimento e o tempo necessário para carregar a bateria.

Um destes problemas pode estar resolvido, graças à uma empresa israelense que desenvolveu baterias que podem ser carregadas em 5 minutos, garantindo uma autonomia de 100 quilômetros.  A StoreDot já oferecia baterias de lítio com carregamento rápido para smartphones e scooters e investiu na fabricação de mil baterias para automóveis.

A empresa vai substituir o grafite das baterias convencionais por silicone. Além de baratear a produção, já que o silicone e uma matéria prima mais barata, a substituição resolve os problemas causados pelo grafite com a carga necessária para o carregamento rápido. As primeiras baterias produzidas, no entanto, usam germânio, outro material a prova d’água, e o silicone vai ser usado em uma segunda etapa da produção.

A inovação atraiu a atenção de Elon Musk, que instalou um centro de pesquisa em Israel para acompanhar de perto o trabalho da StoreDot, empresa premiada pela Bloomberg em 2020 pelo pioneirismo na área de financiamento energético.

Com os avanços tecnológicos, o valor dos carros elétricos no mundo vem caindo e os pontos considerados cruciais para o future são a velocidade de carregamento e a rede e abastecimento.

A British Petroleum (BP) também aposta na empresa e investiu US$ 20 milhões nas baterias da StoreDot, mesmo sendo a proprietária de 18,2 mil postos de gasolina no Reino Unido.  De acordo com Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, ”a BP sabe que daqui a dez anos, todos estes postos serão obsoletos se eles não substituírem as bombas de gasolina por pontos de carregamento de baterias, que serão o novo combustível”.

Atualmente, a rede de carregamento não tem capacidade de recarregar as baterias da StoreDot completamente em 5 minutos e para que isso ocorra a tecnologia dos pontos de abastecimento precisa se modernizar. De qualquer forma, 5 minutos de carregamento na rede atual garante a autonomia de 100 quilômetros para s carros elétricos com as novas baterias.

Mercado pede inovações

Além da StoreDot outra empresa que tem se destacado na inovação de baterias para carros elétricos é a QuantumScape, avaliada em US$ 3,3 bilhões.

Com investimentos da Volkswagen, a empresa desenvolveu baterias que usam um material cerâmico sólido, ao invés de lítio. O material tem boa densidade energética, custos mais baixos e diminui consideravelmente os riscos de incêndio.

No entanto, a bateria produzida pela QuantumScape precisa de pelo menos 15 minutos para uma recarga de 80%, muito acima dos 5 minutos necessários para a carga da bateria da StoreDot.

A SoreDot e a QuantumScape, com o suporte da Tesla e BP e da Volkswagen e de Bill Gates, respectivamente, são concorrentes neste mercado emergente de baterias para carros elétricos. A perspectiva é que surjam novas concorrentes e soluções.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/mobilidade/novas-baterias-de-carros-eletricos-carregam-em-5-minutos/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading