Nunca é tarde demais para aprender um novo idioma, indicam estudos
Aprender uma Nova Língua: A Idade Não é Um Obstáculo
É comum acreditar que é mais fácil aprender uma língua na infância devido à teoria do “período crítico” proposta nos anos 50. A hipótese sugere que, com o amadurecimento do cérebro, aprender uma segunda língua se torna mais difícil.
Porém, a ideia de um período crítico de aprendizado não é consenso. Alguns pesquisadores afirmam que essa capacidade decai aos 18 anos, enquanto outros acreditam que essa queda começa aos cinco anos.
Outros fatores também influenciam, como o background socioeconômico e a proximidade entre a língua materna e a nova língua pretendida. Por exemplo, é mais fácil para falantes de português aprenderem espanhol do que coreano.
Mesmo que não seja tão fácil aprender uma língua na fase adulta, a capacidade de aprendizado não tem um “prazo de validade”. Estudos indicam que aprender novas línguas pode até retardar o declínio cognitivo e a demência.
Além disso, algumas habilidades, como comunicação e conhecimento sociocultural, melhoram com a idade, facilitando a aquisição de novos vocabulários e fortalecendo o aprendizado de um novo idioma.
Este é um resumo do texto original, gerado por IA. Para ler na íntegra acesse o link abaixo: