Curiosidades

Nuvens que parecem óvnis são finalistas em prêmio de fotografia; veja

Compartilhe Boas Notícias

A Royal Meteorological Society (RMS), uma organização britânica de estudos de meteorologia, anunciou nesta semana os vencedores e finalistas do seu anual prêmio de fotografia. Entre os ganhadores deste ano estão tempestades, neblinas, arco-íris, halos solares e… discos voadores?

Na verdade, não. A imagem que você vê acima é de uma nuvem lenticular, popularmente conhecida como “nuvem óvni”, fotografada em março de 2019 na Argentina pelo chileno Francisco Javier Negroni Rodriguez. Apesar do posicionamento suspeito, esta é uma formação comum em regiões montanhosas como a da Patagônia.

Segundo a RMS, nuvens lenticulares surgem quando um intenso processo de condensação e evaporação acontece dentro de nuvens formadas no topo de montanhas como esta em El Chaltén.

Nuvem lenticular vista na Argentina. Imagem: Reprodução/Francisco Javier Negroni Rodriguez

Outras nuvens também ficaram entre as finalistas do prêmio da RMS. A fotografia a seguir ficou em segundo lugar no concurso e mostra o que se chama de “nuvem monstro” ou “nuvem estante”. “O ar quente e úmido que sobe dentro da corrente ascendente de uma tempestade esfria e condensa acima da corrente descendente resfriada pela chuva”, produzindo este formato assustador, segundo a RMS.

Nuvem monstro vista na Croácia. Imagem: Maja Kraljik

A fotografia abaixo pode te lembrar de uma frota de discos voadores se preparando para invadir a Terra, mas é apenas mais uma nuvem. Chamada “mammatus”, esta formação costuma surgir na parte inferior de uma tempestade e é resultado do ar frio e úmido da chuva se chocando com o ar seco de uma região que há tempos não via água caindo do céu.

Nuvem do formato mammatus vista na Alemanha. Imagem: Boris Jordan

Já a foto a seguir rendeu o prêmio de “revelação do ano” (sem trocadilhos) para a autora. A jovem americana Emma Rose Karsten, de apenas 17 anos, registrou o momento em que uma tempestade de trovões se formava sobre o estacionamento do seu colégio em Wildwood, Missouri. Essa não parece disco voador, mas também assusta.

Tempestade em Missouri. Imagem: Emma Rose Karsten



Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/10/24/nuvens-com-cara-de-ovnis-sao-finalistas-em-premio-de-fotografia-veja.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago