• ter. abr 16th, 2024

O impressionante projeto do maior prédio de madeira, com 350 metros de altura

abr 16, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Projeto será construído em Tóquio até 2041 e leva a assinatura de Sumitomo Forestry.

É possível um arranha-céu ser construído totalmente em madeira? O projeto de um prédio que tem nela seu principal elemento — chegando a 90% de toda a estrutura — foi lançado pela empresa japonesa Sumitomo Forestry e será construído em Tóquio. Chamado de W350, o arranha-céu terá 70 andares e 350 metros de altura. O número não é por acaso: ele comemora os 350 anos da construtora, que serão comemorados em 2041, ano de previsão de entrega do edifício.

A empresa estima usar 185 mil metros cúbicos de madeira na estrutura. Além do elemento, aço também será usado para complementar as vigas e colunas. A ideia é que o prédio seja sustentável e promova a ideia de construções de alta tecnologia utilizando a madeira. Para isso, jardins suspensos estarão presentes em todos os andares. O projeto também prevê que a luz natural seja altamente aproveitada.

MAIS SOBRE CONSTRUÇÃO EM MADEIRA

Quando entregue, o prédio será multiuso: terá escritórios, lojas e unidades residenciais. O W350 vai ocupar uma área de 6.500m² e terá 455 mil m² de área construída. Contribuiu para o projeto o escritório de arquitetura japonês Nikken Sekkei.

O edifício em Tóquio será quatro vezes mais alto que o atual detentor do recorde, o Brock Commons Student Residence, que se localiza em Vancouver, no Canadá. A título de comparação, o prédio mais alto já construído no Brasil é o Millennium Palace, em Balneário Camboriú, que tem 177 metros de altura. A Torre Eiffel, com seus 300 metros, também perde para o prédio japonês.

A construtora estima que o prédio vai custar 4,2 bilhões de libras (cerca de 20 bilhões de reais), o que, segundo a empresa, chega a ser quase o dobro de um prédio feito a partir das tecnologias convencionais.

Fonte: Gazeta do Povo

Loading