• ter. mar 12th, 2024

O quão importante é sorrir

O quão importante é sorrir
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O sorriso abre portas, muda vidas, conquista pessoas e influencia. Seja no trabalho, em casa, na rua, sorria e verá a diferença que isso trará na sua vida

Um homem sem uma fisionomia sorridente não deve abrir uma loja.”

Esse provérbio deveria faz parte da vida de todos nós, no nosso cotidiano, deveríamos acordar e lê-lo antes de sair de casa, porque sorrir é importante e abre portas. Porque vemos tantas pessoas carrancudas no nosso dia a dia? Seja dentro de casa, seja na rua, seja no trabalho.

Acordam de mal humor, de cara feia, não dão bom dia para ninguém, saem na rua, nem olha para as pessoas ao seu redor, para não ter a obrigação de dizer um bom dia ou um olá, chega no trabalho com a cara fechada, sem cumprimentar ninguém. Podemos dizer que no trabalho isso costuma acontecer muito mais frequente com patrões e também funcionários. E o que traz isso ao seu dia? Nada. Só afasta as pessoas de perto de você. Patrões que não olham na cara dos funcionários para não ter que dizer bom dia, boa tarde, olá, obrigado. Já entram na empresa de cara feia. Ai você se pergunta. Pra que isso? Só para mostrar que é dono, que é mal, para impor medo, respeito?

Esse tipo de atitude não traz nenhum benefício, e sim só mostra o quanto você é amargo. O primeiro a dar o exemplo dentro de um ambiente de trabalho é o próprio dono, ele deve ser o primeiro a dar um bom dia com sorriso, sorriso sincero, pois fazendo isso ele acaba por influenciar os próprios funcionários a também fazerem o mesmo, a trazer o funcionário para ele, a trazer uma harmonia maior dentro da empresa. Isso deve fazer parte não só da cultura da empresa, mas sim da sua vida.

Quem nunca entrou em uma clínica ou em alguma loja, e a atendente está com aquela cara fechada, e nem ti olha na cara. Isso é muito comum. Seja em hospitais, nas clínicas como dito, em lojas, em empresas, na rua, ou em casa mesmo. Falta de treinamento, vida amarga?

Não importa o que seja, é uma atitude totalmente errada, que deve ser corrigida. Se o cliente entrar em qualquer um desses locais, com a cara fechada, e com disposição à atendente já lhe dá aquele sorriso sincero, um bom dia, um boa tarde feliz, a atitude do cliente é recíproca, a forma dele agir diante dela muda, ela influenciou ele a mudar de atitude perante ela, o conquistou.

Muitas empresas oferecem esse tipo de treinamento, mas você pode começar a fazer sozinho, basta acordar amanhã e dizer, hoje minha vida será diferente, já dê um bom dia com um sorriso sincero para sua esposa, sua mãe, filhos, saia na rua, e faça isso com quem encontrar, chegue em seu trabalho, sorria e cumprimente a todos, sorria para eles, pergunte como estão.

No final do dia vai ver como as coisas foram diferente, as pessoas se aproximaram mais de você, e o mais importante, você estará se sentindo bem, feliz. Pratique isso, até se tornar rotina. Se tem filhos dê o exemplo a eles, e verá como ele melhorará na escola, diante de seus colegas também. Agora se caso não quer atender bem, não quer ter que lidar com pessoas, não quer conquistar mais clientes, terá que procurar um trabalho solitário, sem contato com os outros, pois hoje lidamos com pessoas a todo momento.

Veja pelo descaso que é quando você precisa ser atendido em um posto do INSS, ou outro ambiente público, todos com a cara fechada, ti cumprimentam sem vontade, ti olham feio. E estão ali para atender a população em si, mas… E quando você sai de lá, a primeira coisa que faz é o que, é reclamar, reclamar de quem atendeu, da forma que foi atendida(o). E isso só traz a má fama desses lugares, por causa da amargura de algumas pessoas, por causa da falta de um sorriso.

Às vezes vemos alguém olhando feio para nós, com a cara fechada, mas será que isso vem dela, ou ela está assim por causa de nossa atitude. Dê o primeiro passo, abra um sorriso e cumprimente-a, ai sentirá a diferença. Nada deve ser forçado, pois um sorriso forçado, é pior do que não sorrir. Isso deve vir de dentro de você. Isso faz bem para sua saúde, para o seu dia, e para todos que estão ao seu redor.

Faça um teste, seja você quem for, seja você um empresário ou o cara da faxina, mude sua atitude perante as pessoas, perante a você mesmo, vai conseguir abrir muito mais portas e conquistar muito mais pessoas. Cumprimente a todos sem preconceito, sorria para todos, seja o mendigo da esquina ao gerente do seu banco.  Dale Carnegie em seu livro A arte de influenciar pessoas exemplifica muito bem isso, e com certeza se lê-lo ti fará mudar, da mesma forma que mudou o meu conceito de ver as coisas.

Um bom exemplo é o de um marido casado a mais de dezoito anos e que em todo esse tempo sorria raramente para sua esposa, falava algumas poucas palavras com ela quando se levantava, ele era uma pessoa com uma das piores carrancas já visto. Até que um dia resolveu colocar em prática uma experiência do curso que fazia com Dale Carnegie, decidiu “Sorrir”, assim na manhã seguinte quando se olhava no espelho disse a si mesmo: ‘Bill você hoje vai tirar essa carranca da sua fachada custe o que custar, vai sorrir e começar agora mesmo’.

Assim que viu sua esposa, já saudou-a com um bom dia e um sorriso ao dizer isso. Ela ficou surpresa ao ver isso, pois nunca tinha visto tal atitude, e daquele dia em diante fazia isso todas as manhãs, e isso como ele diz, trouxe mais felicidade ao seu lar, mais harmonia ao trabalho, passou a cumprimentar da mesma forma o cara do elevador, o porteiro, as pessoas com quem ele trabalhava, funcionários, e logo verificou que todos sorriam de volta, e que além da sua casa, no ambiente de trabalho todos ficaram mais próximos dele. Com apenas uma mudança de atitude sua vida mudou, e melhorou. E você também pode ser assim, é só querer.

Fonte: http://www.administradores.com.br/

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