Óculos inovadores devolvem visão a milhares de pessoas

Compartilhe Boas Notícias

Milhões de pessoas no mundo inteiro sofrem de problemas de visão, mas é nos países em desenvolvimento que este problema é maior, onde a utilização de óculos é considerada um luxo. Para resolver este problema, o programa Child ViSion criou óculos ajustáveis a qualquer pessoa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde existem mais de 1,3 mil milhões de pessoas que teriam melhorias na sua vida se tivessem acesso a óculos, mas neste momento não têm.

Se não tivesses óculos, estarias onde estás hoje?

Há milhões de pessoas com problemas visuais, limitando o seu dia-a-dia e produtividade. Mas é nas crianças que este problema poderá ser mais significativo, que, sem correção visual apropriada, não conseguem ver os quadros nas salas de aula. Isto significa que terão maiores dificuldades em aprender, e consequentemente na sua qualidade de vida.

Apesar de em países em desenvolvimento os óculos serem caros e raros, isto pode ser solucionado, podendo ser produzidos de forma barata e em abundância. O maior problema é que existem poucos técnicos habilitados a receitar as lentes corretas.

Para resolver o problema Josh Silver, diretor da Centre of Vision in the Developing World, criou os primeiros óculos auto ajustáveis para pessoas que carecem de assistência profissional para resolver problemas oculares. E é através de uma iniciativa chamada Child ViSion, que se espera que estes óculos atendam às necessidades de crianças de 12 a 18 anos e ajudem mais de mil milhões de pessoas a ver melhor até 2020.

De uma forma simples e fácil, é possível qualquer pessoa ajustar as lentes de acordo com a nitidez do seu olhar, sem a necessidade de um oftalmologista. Isto será muito importante em locais como África subsaariana, onde existe um oftalmologista para um milhão de habitantes. Além de super eficiente, o seu custo também é otimizado devido ao material barato e de produção em larga escala.

Os óculos chamam-se Adspecs e contém um par de lentes especiais (membranas preenchidas por silicone líquido), que podem ser ajustadas com mais ou menos líquido de acordo com a necessidade visual da pessoa. Até ao momento, 40 mil pares de Adspecs já foram produzidos e distribuídos mundialmente.

Fonte: https://noctulachannel.com/oculos-ajustaveis-child-vision/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »