• ter. mar 26th, 2024

ONG recebe doações de milhas aéreas para reunir famílias de refugiados

ago 15, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Criada em 2016, a “Miles 4 Migrants” ajuda pessoas em zonas de conflito que conseguiram asilo em outro país, mas não conseguem bancar os custos da passagem.

Em 2015, a cidade síria Deir-ez-Zor era controlada pelo Estado Islâmico. Para escapar da perseguição, Hamza, um garoto de 16 anos, foi forçado a abandonar a mãe e seus dois irmãos, atravessar a Turquia, pegar um bote rumo à Grécia e, dali, chegar até Bruxelas, capital da Bélgica, onde ele pediu asilo. Ao longo de um ano, ele conseguiu todos os documentos para autorizar a saída da sua família da Síria. Mas faltava uma coisa: como conseguir o dinheiro necessário para custear a viagem deles?

Casos como o de Hamza são mais comuns do que se imagina. Foi justamente para ajudar famílias como a dele que a ONG Miles 4 Migrants surgiu, em setembro de 2016. Eles trabalham reunindo doações de milhas aéreas, aquelas que você acumula graças a programas de fidelidade, viagens e compras em cartão de crédito. Os interessados transferem suas milhas à instituição (que também aceita dinheiro). E a Miles 4 Migrants, por sua vez, converte tudo em passagens aéreas para imigrantes e refugiados. O objetivo principal é unir famílias separadas pela guerra na Síria e em outras áreas de conflito.

A criação da entidade surgiu a partir da experiência de um dos fundadores da ONG, o pesquisador norte-americano Nicholas Ruiz. Ele custeou a viagem de membros de duas famílias paquistanesas que conheceu quando morava na Europa. Compartilhou a história em um fórum na internet e, ao perceber que muitos leitores se empolgaram com a ideia, decidiu criar uma organização que conseguisse fazer o mesmo em uma escala maior.

O contato da Miles 4 Migrants com Hamza permitiu que sua família voasse até a Bélgica, onde já estão instalados. Após 5 anos longe da escola por causa da guerra, os irmãos de Hamza já voltaram a estudar.

Desde a sua criação, a ONG já ajudou 151 pessoas de 57 famílias diferentes, de países como Síria, Irã, Afeganistão, Etiópia e Somália. Ao todo, aproximadamente 5,8 milhões de milhas (que, convertidas em viagens, totalizam 9,3 milhões de quilômetros voados) já foram doadas. A Miles 4 Imigrants criou um mapa interativo que mostra todas as rotas de voos que os refugiados auxiliados realizaram.

Se você tem milhas e interesse em ajudar, o site oficial da ONG ensina a fazer a transferência. Mas doações em dinheiro – feitas em dólar – também são aceitas, via Paypal, para cobrir taxas e outras despesas adicionais.

Fonte: Super Interessante

Loading