• sex. mar 29th, 2024

Ônibus do bem leva pessoas para voluntariado-surpresa

maio 10, 2018
Compartilhe Boas Notícias
Por

Fazer companhia a idosos? Ler para crianças carentes? Ajudar a montar uma horta em alguma escola pública? Arrecadar livros para uma biblioteca comunitária? Colher laranjas para o suco que será entregue aos sem-teto? Quem embarca no Do Good Bus não faz ideia do trabalho voluntário que fará, mas não costuma se arrepender.

Criada nos EUA, a iniciativa inova ao propor às pessoas o voluntariado-surpresa. A ideia é derrubar qualquer tipo de preconceito que impeça alguém de realizar alguma boa ação e mostrar que o importante mesmo é ter boa vontade para ajudar.

Já o ônibus representa o fim da desculpa daqueles que adoram dizer que gostariam de fazer trabalho voluntário, mas não sabem onde ir. Problema resolvido: basta embarcar no Do Good Bus e ele te leva ao seu destino.

O projeto propõe vários tipos de viagens. Dá para embarcar em passeios comunitários, com desconhecidos da mesma região, ou ainda organizar um grupo de amigos para realizar a atividade. Empresas também podem contratar o serviço do Do Good Bus para promover trabalhos voluntários entre seus funcionários.

As viagens de ônibus acontecem periodicamente, em diferentes cidades dos EUA, e o voluntariado oferecido aos passageiros sempre tem relação com o município onde estão. Apenas quando já estão embarcados e com os cintos afivelados é que os voluntários descobrem o que farão: eles recebem um briefing da missão e um rápido treinamento para que estejam aptos a realizar as tarefas que encontrarão pela frente.

Por enquanto, a iniciativa só existe mesmo nos EUA, mas é uma boa ideia para replicar no Brasil, não?

Fonte: The GreenestPost

Loading