Viagem

Os 10 Parques Nacionais brasileiros mais ‘Instagramados’

Compartilhe Boas Notícias

O ranking inclui parques do norte ao sul do Brasil, confira se o seu favorito está entre eles

Quando se fala em natureza o Brasil não deixa a desejar, são praias, vales, montanhas, trilhas, cachoeiras, dunas e muito mais. Com uma variedade de fauna e flora fascinante, o país criou áreas protegidas para preservar esses ecossistemas naturais –os parques nacionais.

Ao todo, o país possui 73 parques nacionais, que são administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Alguns deles podem ser visitados.

A Musement plataforma digital de descobertas de experiências pelo mundo, fez uma lista dos dez parques nacionais que fazem mais sucesso no Instagram.

1 – Parque Nacional da Tijuca (30.200 publicações)

Cachoeiras, trilhas, mirantes, grutas e ruínas históricas do tempo das fazendas de café, são algumas das maravilhas deste parque carioca, que é o mais famoso no Instagram.

Crédito: Poswiecie/PIxabay. Corcovado, o Pico da Tijuca e a Pedra da Gávea ficam localizados dentro do parque.

Localizado no coração do  Rio de Janeiro o parque abriga a primeira floresta replantada do mundo, um projeto de reflorestamento iniciado em 1861. Marcos famosos da cidade como o Corcovado, o Pico da Tijuca e a Pedra da Gávea também ficam localizados dentro do parque.

2 – Parque Nacional do Itatiaia (29.800 publicações)

Dividido em duas partes, a alta e a baixa, o Parque Nacional do Itatiaia possui atividades para todos os amantes da natureza. A parte baixa é ideal para quem busca algo mais tranquilo com trilhas curtas, de fácil acesso e várias cachoeiras.

Crédito: Makoto_shimizu/Pixabay. Parque Nacional do Itatiaia possui atividades para todos os amantes da natureza

Já a parte alta é para quem prefere aventura e adrenalina, com trilhas de dificuldade alta e sempre rumo ao topo, para desfrutar da vista fascinante e admirar as diversas formações rochosas como o Pico das Agulhas Negras. è um dos parques nacionais mais antigos do país.

O Parque Nacional do Itatiaia fica na divisa do estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais.  Itatiaia

3 – Parque Nacional de Foz do Iguaçu (14.800 publicações)

O parque que abriga as famosas Cataratas do Iguaçu com um total de 275 quedas de água, fica localizado na fronteira entre o Brasil e a Argentina, e tem como base na parte brasileira a cidade de Foz do Iguaçu. A maior parte das quedas são do lado argentino, o que proporciona uma vista melhor para quem observa a partir do Brasil.

Crédito: R.M. Nunes/iStock. Vista das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina

Considerado patrimônio da humanidade pela Unesco em época de chuva, as Cataratas do Iguaçu chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água. Entre as diversas atividades disponíveis no parque é possível fazer trilhas, rafting, rapel e passeios de barco e caiaque.

4 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (10.700 publicações)

Localizado no estado de Goiás o parque compreende quatro cidades, tendo a sua entrada em Alto Paraíso. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é dividido em quatro trilhas, a Travessia das Sete Quedas, Trilhas dos Saltos, Trilha dos Cânions e Trilha da Seriema, cada uma com um nível de dificuldade diferente, dando ao visitante a possibilidade de escolher qual a mais adapta para si.

Crédito: InaeMiranda/Pixabay. Localizado no estado de Goiás o parque compreende quatro cidades, tendo a sua entrada em Alto Paraíso

Em todas é possível realizar banho de rio e cachoeira, observar a fauna e flora e visitar áreas de antigos garimpos, pois no passado a região possuía atividades garimpeiras em busca do cristal de rocha.

5 – Parque Nacional da Serra dos Órgãos (7.500 publicações)

Com mais de 200 km de trilhas de todos os níveis de dificuldade, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos possui a maior rede de trilhas do Brasil, e é um paraíso para os alpinistas.

Crédito: HugoCassioFernandes/Pixabay. Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem mais de 200 km de trilhas de todos os níveis de dificuldade

Uma das principais atrações do parque é a trilha suspensa com 1,3 km de extensão e nove metros de altura. Trata-se de uma ponte, com acesso inclusive para cadeirantes, uma atividade completamente diferente na altura das copas das árvores, dando a oportunidade para os visitantes admirarem o panorama de um ângulo único. O parque fica localizado no estado do Rio de Janeiro entre quatro cidades, Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim e Magé.

6 – Parque Nacional da Chapada Diamantina (5 .800 publicações)

Localizado entre Minas Gerais e a Bahia, o Parque Nacional da Chapada Diamantina compreende uma área de 152 mil hectares. Com uma grande diversidade ambiental e ecológica o parque possui inúmeras paisagens de tirar o fôlego, entre elas você encontrará 33 cachoeiras, 2 cavernas, 10 locais para escalada e 16 sítios históricos.

Crédito: IStock. Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina

Dividido em três regiões, norte, centro e sul, com diferentes áreas de acesso, o parque não possui sinal de celular e as trilhas não possuem sinalização. Por aqui o melhor é contratar um guia local.

7 – Parque Nacional da Serra da Canastra (5.000 publicações)

O principal objetivo da criação do Parque Nacional da Serra da Canastra foi para a proteção da nascente do Rio São Francisco, um dos principais rios do país, que atravessa cinco estados.

Crédito: EstherCastro/Pixabay. Parque Nacional da Serra da Canastra abriga a nascente do Rio São Francisco

Localizado a 325 km de Belo Horizonte, em São Roque de Minas, o parque possui uma vegetação diferenciada, pois é uma transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Por aqui o turismo de aventura é o ponto forte, a infraestrutura é precária e as estradas são todas de terra.

O parque possui diversas cachoeiras, sendo a mais famosa a Cachoeira Casca D’Anta com uma piscina no topo onde se pode nadar. Canoagem, rapel, motocross e trilhas são algumas das atividades que podem serem realizadas no parque.

8 – Parque Nacional da Serra do Cipó (4.800 publicações)

Os diversos sítios arqueológicos no Parque Nacional da Serra do Cipó comprovam a existência humana na região há mais de 10.000 anos.

Crédito: Ricardofariaa/Pixabay. Parque Nacional da Serra do Cipó abriga diversos sítios arqueológicos

Localizado em Santana do Riacho no estado de Minas Gerais, o parque possui mais de 60 cachoeiras sendo as mais famosas a Cachoeira do Tabuleiro, o Véu de Noiva e a Cachoeira da Farofa, além de cânions, cavernas e belas paisagens.

9 – Parque Nacional de Brasília (3.600 publicações)

Criado durante a construção de Brasília, o parque possui como atração principal duas piscinas que se formaram em poços de água às margens do córrego acampamento, em decorrência da extração de areia feita antes da implantação da cidade.

Parque foi criado durante a construção de Brasília

Perfeito para um passeio em família, o parque possui uma ótima estrutura e fica localizado entre os municípios de Brazlândia, Brasília e Padre Bernardo.

10 – Parque Nacional de Jericoacoara (2.900 publicações)

Localizado a 300 km de Fortaleza o Parque Nacional de Jericoacoara fica na cidade de mesmo nome, com diversas atrações que incluem desde praticar esportes radicais nas praias e lagoas a contemplação de monumentos naturais como o Serrote, a Árvore da Preguiça e a Pedra Furada (principal cartão postal de Jericoacoara).

Crédito: IStock. A lagoa Azul é Ideal para quem deseja um lugar mais reservado, menos badalado

Com fama internacional a Praia de Jericoacoara foi eleita uma das mais belas praias do planeta pelo jornal The Washington Post em 1994. Um lugar que vale a pena conhecer!

*Foi analisado o número de postagens no perfil do Instagram da hashtag dos 73 parques nacionais do Brasil.  Análise realizada em setembro de 2020.

Fonte: https://catracalivre.com.br/viagem-livre/os-10-parques-nacionais-brasileiros-mais-instagramados/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago