Categories: EsportesSaúde

Os benefícios da ioga na gestação

Compartilhe Boas Notícias

Estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, comprovou que uma aula de ioga reduz os hormônios do estresse em até 14%

A ansiedade faz parte da gestação. A futura mãe está aguardando a chegada do bebê, superando o medo do parto e se preparando para o desafio de cuidar e educar um filho. Embora essas sensações sejam consideradas normais, estudos indicam que o nascimentoprematuro, o baixo peso ao nascer e problemas de desenvolvimento na infância estão ligados ao excesso de estresse na gravidez.

A boa notícia é que a ioga pode ajudar a amenizar esse sintoma. A prática vem da filosofia oriental e busca saúde por meio da respiração e exercícios corporais. Um estudo realizado pelo Centro de Investigação em Saúde Fetal da Universidade de Manchester, no Reino Unido, comprovou cientificamente que a ioga reduz o estresse e a ansiedade das gestantes.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores dividiram 59 mulheres grávidas do primeiro filho em dois grupos distintos: um deles fez uma aula de ioga durante oito semanas e o outro não. Durante esse período, as gestantes responderam questionários sobre o estado emocional que se encontravam. Ao final do período, após a análise das respostas, os pesquisadores calcularam que uma única aula de ioga reduziu os níveis de hormônios do  estresse em 14%.

Para a professora e especialista em ioga para gestantes Kátia Barga, de São Paulo, a prática também estreita o vínculo entre mãe e filho. “Durante as aulas, a mulher reflete sobre a gestação e compreende as mudanças, o que a deixa mais segura”, complementa Kátia.

Além da melhora no equilíbrio mental, a ioga também estimula a flexibilidade corporal e ajuda a gestante a manter uma boa postura, prevenindo as dores nas costas, além de preparar o assoalho pélvico – músculos localizados na região entre as pernas que ajudam a controlar os músculos que fecham o ânus, a vagina e a uretra – para o parto normal.

De acordo com a ginecologista e obstetra Karen Camarotto, de São Paulo, a ioga aumenta a circulação sanguínea, diminuindo inchaço tão comum no fim da gestação. Como os exercícios de respiração fazem com que o coração bata mais depressa, os rins também passam a funcionar mais rápido, minimizando a retenção de líquido, que provoca o inchaço.

Apesar de todos os benefícios, a prática por gestantes deve termo aval do obstetra e ser realizada com um profissional especializado, já que alguns exercícios são proibidos. Segundo Kátia, posições que deixam a gestante de barriga para baixo, que aumentam ou diminuem muito a respiração e as invertidas – quando a grávida fica de cabeça para baixo, não são indicadas. “Na primeira, a pressão no abdôme é muito grande, a segunda pode prejudicar a oxigenação do bebê e na terceira, a gestante pode sofrer com a variação da pressão arterial”, afirma a especialista.

Para alcançar os benefícios da ioga, é necessário regularidade nas aulas. Kátia aconselha que a gestante faça aula, no mínimo, duas vezes na semana. E aí, se animou?

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago