• ter. abr 23rd, 2024

Padaria no Rio deixa um cesto de pães grátis para quem não pode pagar

jul 22, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Padarias estão se tornando sinônimo de solidariedade. Depois do caso no interior de São Paulo, foi a vez de uma panificadora do Rio de Janeiro oferecer pães para quem precisa. 

Há um mês, uma padaria em Nilópolis, na Baixada Fluminense, tem uma receita mais simples do que a de qualquer bolo ou pão: a da solidariedade.

Do lado de fora do estabelecimento, um cesto com pães fica disponível para aqueles que não podem pagar pelo alimento. A ideia surgiu depois que as vendas começaram a cair na Fest-Pão, padaria no centro do município. Foi, então, que o proprietário, Gustavo de Oliveira, decidiu doar a produção excedente.

— O movimento caiu, estava sobrando pão e cheguei a jogar fora. Até que pensei: “Por que não doar às pessoas?” É uma área simples e muitas pessoas não têm o que comer — afirma Gustavo.

O reciclador Wanderley Souza, de 62 anos, soube domingo da campanha, mas, tímido, só pegou os pães ontem. Ele ganha, em média, R$ 30 por dia com a venda de materiais recicláveis. Ontem, levou pães para a mulher e os filhos, de 12 e 16 anos.

— Esse gesto é de uma solidariedade muito grande. Não é todo dia que consigo esse valor (de R$ 30) nem é todo dia que dá para comprar pão — afirma Wanderley.

O auxiliar de serviços gerais José Fernando Ribeiro da Silva, de 49 anos, também levou pães para a mulher e os filhos. Sem dinheiro para comprar o alimento, agradeceu o gesto:

— Se não fosse isso, ia ter que dar um jeito.

O jeito para o vigia Alex Silva de Oliveira, de 45, era contar com a contribuição de moradores da região:

— Quando a gente fazia um serviço na rua, um morador oferecia um lanche, mas a gente não pode pedir, ficava na dependência.

O cesto fica das 10h às 21h na porta da padaria. São colocados cem pães frescos às 10h e mais cem às 15h. Pães doces que estão perto de vencer a validade também são doados. E como solidariedade contagia, a campanha da padaria movimentou até os clientes. Além dos elogios no perfil nas redes sociais, alguns compram pães e depositam no cesto.

A campanha despertou em Gustavo o sonho que ele tem há sete anos de ter a ONG “Pão Solidário”:

— Estou pesquisando sobre isso agora. Quero mostrar às pessoas que ajudar o próximo faz a diferença.

Fonte: Hypeness e Extra

Loading