• ter. mar 26th, 2024

Paletes feitos de casca de coco economizam 200 milhões de árvores por ano

abr 10, 2019
Compartilhe Boas Notícias

O processo de fabricação é livre de pesticidas, aditivos e o resultado é um palete biodegradável.

O palete é um dos queridinhos da decoração rústica que reaproveita um material já em desuso. Agora imagine um palete que ganha nova vida útil desde sua origem. É disto que se trata a CocoPallet ao criar paletes duráveis, resistentes ao fogo e feitos a partir de cascas de coco.

Usar esta parte do coco não é exatamente uma novidade. Basta olhar a quantidade de cordas, vasos e tapetes que são criados usando fibra de coco. Mas, a empresa holandesa aperfeiçoou o processo tendo como inspiração uma técnica indonésia primitiva. O conceito foi desenvolvido em uma parceria da CocoPallet com a Universidade de Wageningen, ambas instituições holandesas.

Eles usam uma macromolécula chamada lignina como aglutinante natural, de forma que não há necessidade de resinas sintéticas, como as usadas normalmente em paletes de madeira. O processo de fabricação também é livre de pesticidas, aditivos e o resultado disso é um palete biodegradável. Isso significa que apesar de ser feito para exportação, quando ele estiver desgastado e sem uso, pode ser triturado, reciclado ou compostado. Inclusive, a companhia está desenvolvendo maneiras de usar os paletes como fertilizantes para o solo.

Poupando árvores, gerando renda

Segundo a CocoPallet, cerca de 1.7 bilhões de paletes de madeira são produzidos anualmente, causando o uso desnecessário de aproximadamente 200 milhões de árvores por ano. Essas árvores podem ser poupadas com a solução.

“Compramos a casca de coco dos agricultores, criando uma renda extra na base da pirâmide. Os fazendeiros param de queimar as cascas de coco, o que reduz a poluição do ar. Nossos CocoPallets substituem os paletes de madeira e menos árvores precisam ser cortadas para esse fim”, explica a empresa.

Sem perder a qualidade de resistência, os paletes de coco também ocupam menos espaço, sendo mais compactos. Uma pilha de 20 paletes ecológicos mede cerca de 0,75m de altura, enquanto uma pilha de 20 paletes normais mede 2,70m.

Outro ponto interessante, é que a empresa usa biomimética (estudo das estruturas biológicas) em seus projetos. “A ideia central é que a natureza já resolveu muitos dos problemas com os quais estamos lutando. Animais, plantas e micróbios são os engenheiros mais inteligentes no desenvolvimento de estruturas, superfícies, processos”, explica a companhia em seu site.

Fonte: Ciclo Vivo

Loading