Passagem do metro cria vento e energia renovável

Compartilhe Boas Notícias

O Metro de Los Angeles, nos EUA, construiu um sistema que aproveita a deslocação do ar criada pela passagem do metro para gerar energia.

Uma das energias renováveis mais comum é a obtida por fontes eólicas, ou seja através do vento. Esta energia é conseguida por aerogeradores que aproveitam o deslocamento do ar.

Durante o período de 10 dias a empresa Los Angeles Metro, responsável pela rede do metropolitano da cidade de Los Angeles (EUA), testou um sistema de aproveitamento energético pela deslocação de ar provocada pela passagem do metro, nos túneis, nas viagens entre estações.

Com o recurso a uma turbina de 3 metros de comprimento, conseguiram gerar uma média de 77,7 KWh, por dia, o que permitiria uma geração de 28000 KWh num ano, o suficiente para abastecer 12 casas californianas durante o mesmo período de tempo. Segundo as previsões da empresa, o aproveitamento desta energia evitaria a emissão de mais de 17 toneladas de CO2 com origem na queima de gás natural ou 30 toneladas emitidos pela queima de carvão.

Sistemas semelhantes já haviam sido testados por estudantes universitários da Índia, no metro de Nova Deli, assim como por designers coreanos mas sem publicação de resultados em ambas as ocasiões.

Turbina instalada no túnel do metro.

A turbina batizada como MACE (multi-blade mass airflow collection equipment), desenhada pela empresa WTT Tunnel, foi colocada numa lateral da base da linha vermelha entre North Hollywood e Universal City, a meio caminho entre as duas estações, onde a velocidade atingida ultrapassa os 110 km/h. As pás da turbina começam a rodar um minuto antes de a carruagem passar e continua até dois minutos depois, atingindo aproximadamente 1070 rotações por minuto.

Segundo as estimativas da Metro, será possível armazenar qualquer excesso de energia produzida pelo sistema, para ser usada nas horas de ponta, onde a exigência energética será maior, devido ao maior tamanho e peso do veículo.

Este sistema tem também a vantagem de ser mais constante do que energia eólica ou solar à superfície, já que circula independentemente das condições atmosféricas no exterior.

Contudo, a Los Angeles Metro ainda não vai aplicar o sistema em definitivo, primeiro irá analisar a viabilidade da ideia, assim como a eficácia das turbinas MACE.

Este texto foi escrito pelo NOCTULER Paulo Santos!

Fontes: Takepart, The Source

Fonte: https://noctulachannel.com/metro-geracao-de-energia-vento/

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »