• ter. abr 9th, 2024

Pela primeira vez, cadeirante integra Grande Desfile de Natal em Gramado

dez 4, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Adriana Cordova de Souza, de 33 anos, espera transmitir ao público do evento uma mensagem de perseverança e amor à vida.

Empolgada e com um sorriso no rosto, Adriana Cordova de Souza transparece alegria durante a apresentação no Grande Desfile de Natal, em Gramado. Um show de luzes verdes ilumina a performance da ex-frentista, de 33 anos, que simboliza o sentimento de esperança no evento. Em cima de uma cadeira de rodas, quem a vê animada não imagina os desafios pelos quais passou nos últimos anos. Esta é a primeira vez que o evento conta com a participação de uma cadeirante.

Adriana foi vítima de um acidente de trânsito ocorrido em 2008, na RS-235 entre Gramado e Canela. Na ocasião, o veículo em que estava rodopiou na estrada e colidiu em um poste de iluminação pública. Com ferimentos graves, foi socorrida, mas, a amiga que dirigia o carro, Jeane Friedrich, ex-rainha do carnaval de Gramado, não resistiu ao impacto e morreu no local.

“Cheguei a ficar mais de dois meses internada no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, e uns 45 dias em coma. Também fiz uma cirurgia na coluna e daí para frente, aos poucos, fui me recuperando”, relembra.

Apesar de o episódio ter marcado a vida de Adriana, condicionado sua rotina ao uso de cadeira de rodas, ela afirma que prefere encarar a situação como uma segunda chance.

“Todo mundo tem que lutar. Eu passei por um momento bem difícil. Tem coisas bem piores do que ser cadeirante. É preciso abrir a cabeça, pois a vida não para por aí. Se cair uma vez tem que levantar e seguir em frente. Temos que pensar sempre positivo e viver para que cada dia seja melhor”, encoraja.

Aberta às oportunidades que a vida tem proporcionado, ela garante que é essencial ser perseverante diante de momentos difíceis. E essa é a mensagem que Adriana se engaja em transmitir enquanto percorre o pavilhão da Expogramado.

“O desfile representa para mim a esperança, porque é uma oportunidade para eu mostrar a muitas pessoas que sou capaz de fazer diversas coisas, mesmo estando em uma cadeira de rodas”, conta.

Embora a temática da inclusão e da diversidade esteja presente no evento, a partir do slogan “Natal Para Todos”, a questão da acessibilidade ainda é problemática na opinião de Adriana. Para ela, a dificuldade está em subir as altas calçadas da cidade.

“Com a cadeira é complicado. Não tem muita acessibilidade. Prefiro andar pela via mesmo, pois o cordão é alto. Se eu estou sozinha, então, não dá para subir. Mas, para chegar a tempo na apresentação, vou dirigindo”, desabafa.

Atualmente empregada em uma fábrica de chocolates da região, Adriana sente-se vencedora e reitera a crença na força de vontade para alcançar os sonhos.

“Não importa o obstáculo que tem na sua frente. Eu sei que é difícil, mas se não tentar não vai saber se valeu a pena. Por isso eu digo: nunca desista, a vida é uma só”.

O Grande Desfile de Natal integra a programação do Natal Luz de Gramado, com apresentações todas as quintas-feiras e domingos, a partir das 21h30, na Expogramado (Av. Borges de Medeiros, 4111).

Ao reiterar os sentimentos que marcam o evento natalino – amor, esperança, fé, surpresa e alegria –, no espetáculo, uma sequência de alegorias ilustra cada um deles, embalada por canções natalinas e apresentações de acrobatas, artistas e bailarinos.

Fonte: G1

Loading