Ciência

Pele “digital” é capaz de exibir imagens e se autorregenerar

Compartilhe Boas Notícias

O futuro está cada vez mais próximo – e, sim, ele será digital, mas também humano. Exemplo disso é a nova pele artificial desenvolvida por engenheiros japoneses da Universidade de Tóquio.

Assim como uma pele humana, a ‘e-skin’ (nome do artefato, que pode ser traduzido para o português como ‘e-pele’) é elástica e fina. Porém, diferente do órgão que reveste nosso corpo, a pele eletrônica é capaz de exibir caracteres, gráficos e imagens em micro LED.

A proposta pode até parecer somente exibicionista ou estética, mas a criação japonesa tem fins médicos. A ideia é que a pele seja aplicada em pacientes doentes, de forma que seus médicos possam acompanhar de perto esses indivíduos.

Isso se dá porque a e-skin conta com um sistema integrado de sensores sem fio. Esses sensores são capazes de detectar toque, pressão e temperatura, permitindo que os médicos obtenham essas informações em tempo real.

A pele artificial pode ser utilizada durante uma semana inteira sem irritar a pele, visto que ela é produzida a partir de uma borracha permeável que permite respiração e a troca de gases na pele. Ou seja, ela é a opção ideal para que médicos monitorem seus pacientes durante o período de recuperação fora do hospital.

Além dos japoneses, pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, também decidiram investir na tecnologia.

O grupo criou uma e-skin de fina camada, feita a partir de material translúcido, e a equiparam com sensores. O material é composto de poliimida, um polímero coberto por nanoparticulas de prata que lhe conferem força, estabilidade e a capacidade de condução elétrica.

A pele também é reciclável: é só mergulhar o material em uma solução de etanol que os polímeros se dissolvem em particular menores (oligômeros e monômeros), liberando as nanoparticulas de prata. Todos esses componentes podem ser reutilizados para criar uma nova pele eletrônica.

A ideia é que a pele possa, eventualmente, cobrir superfícies de próteses e também servir para revestir robôs, garantindo-lhes novas funcionalidades. Além disso, a novidade pode servir para aparelhos e dispositivos eletrônicos. Por exemplo, um celular coberto com a pele artificial oferece uma experiência mais agradável e interativa – além da capacidade de autorregeneração. Seria o fim dos dias de tela quebrada!

Por enquanto, essa versão ainda não tem semelhança física e visual com uma pele humana.

Fonte: Revista Galileu

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago