• ter. mar 26th, 2024

Película para telhado substitui ar condicionado sem consumo de energia

mar 8, 2017
Compartilhe Boas Notícias

Imagine nesses dias quente você ter sua casa climatiza sem gastar nenhum centavo com energia elétrica.

Ronggui Yang e Xiabo Yin criaram uma película que poderá substituir o ar condicionado tradicional, principal vilão da conta de luz no calor.

Os cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, publicaram o feito na prestigiada revista Science, a descoberta promete ser uma forma sustentável e barata de refrescar ambientes. A película funciona convertendo calor indesejado em radiação infravermelha no comprimento exato de onda que a atmosfera terrestre envia para o espaço.

Quando a película é colocada sobre um telhado, a luz solar é refletida, o que impede o aquecimento do ambiente e ainda o calor interno também é liberado para a atmosfera.

O poder de refrigeração da película chega aos 93 watts por metro quadrado. À noite, por exemplo, sua capacidade é ainda maior. De acordo com os pesquisadores, cerca de 20 m² do filme são suficientes para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C em um dia em que os termômetros marcam 37°C.

E o mais interessante é que o custo de fabricação do material é de apenas U$ 0,50 por m2, cerca de R$ 1,60. Será o fim do ar condicionado?

Fonte: R7

 

Loading