• ter. mar 26th, 2024

Pesquisa aponta clima e sustentabilidade como grandes preocupações atuais

out 11, 2020
Compartilhe Boas Notícias

A Getty Images, empresa de comunicação e metodologia visual, revelou no dia 7 de outubro os resultados de sua última pesquisa de opinião. O estudo mostra que o clima e a sustentabilidade de forma mais ampla ainda são questões fundamentais para as pessoas, mesmo em meio à pandemia de COVID-19.

Os resultados foram revelados em uma segunda onda de pesquisas para a plataforma de insights criativos Visual GPS da Getty Images, concluída em conjunto com a empresa de pesquisa de mercado global YouGov.

Dados atualizados mostram que, apesar da pandemia do COVID-19, as pessoas ainda reafirmam forte preocupação com o clima e a sustentabilidade, com quase todos os pontos de sustentabilidade semelhantes, senão superiores aos dados da pesquisa realizada antes do COVID-19.

istock-127544594-1024x681-5166433
Foto: iStock

Como um apanhado das questões às quais as pessoas responderam sobre o tema da sustentabilidade:

  • 91% dos entrevistados hoje disseram acreditar que a forma como tratamos nosso planeta agora terá um grande impacto no futuro, em comparação com 92% dos entrevistados em julho de 2019
  • 69% dos entrevistados hoje disseram que fazem tudo o que podem para reduzir sua pegada de carbono, um aumento em relação aos 63% dos entrevistados em julho de 2019
  • 85% dos entrevistados hoje estão preocupados com a poluição do ar, em comparação com 84% dos entrevistados em julho de 2019
  • 81% espera que as empresas sejam ambientalmente conscientes

“É surpreendente e encorajador que, apesar da enorme mudança no estilo de vida das pessoas e no comportamento do consumidor trazida pelo COVID-19, o meio ambiente e a sustentabilidade continuam tão importantes para as pessoas como sempre foram”, disse a Dra. Rebecca Swift, diretora global de insights criativos da Getty Images.

istock_000047906790_medium-799x1024-6027276
Foto: iStock

“Na verdade, nossos dados de pesquisa de clientes mostram que ‘sustentabilidade’ e ‘vida sustentável’ estão em alta, totalmente contra as expectativas. Como comparação, enquanto o interesse pelo meio ambiente diminuiu após a crise financeira de 2008, o meio ambiente tornou-se inextricavelmente ligado ao bem-estar durante a crise do COVID-19”.

Além disso, dados inéditos comparando a busca por imagens na Getty Images por brasileiros entre 2019 e 2020 mostrou que o interesse pela sustentabilidade mostrou um aumento perceptível. De acordo com a pesquisa, imagens com o termo “sustentabilidade” tiveram um aumento de 62% no período, o mesmo ocorreu com energia solar (+233%) e poluição (+182%).

Quando a mesma análise foi realizada no iStock by Getty Images, as palavras que tiveram aumentos mais notáveis foram painel solar (+69%), horta em casa (+294%) e jardinagem (+31%).

“Os dados do Visual GPS também nos dizem pela primeira vez que as pessoas querem ver a sustentabilidade normalizada em publicidade e outras comunicações visuais, é um claro apelo à ação”, continua Swift.

O poder da imagem

A pesquisa atualizada do Visual GPS também mostra que as pessoas acreditam que as melhores formas de causar um impacto positivo no planeta são reciclar (70%), interromper o uso de plásticos descartáveis (60%), usar produtos ecológicos (58%) e usar fontes de energia renováveis para energia doméstica (58%).

istock-507216912-1024x729-4930053
Foto: iStock

“O que é interessante sobre essas descobertas é que a reciclagem, os parques eólicos e os plásticos descartáveis são todos sinais visuais populares que já há algum tempo são usados para ilustrar a sustentabilidade”, explica a Dra. Swift.

Fundamentado em 25 anos de pesquisas da Getty Images em representação visual, o Visual GPS explora como os consumidores são influenciados por quatro “forças” principais – tecnologia, sustentabilidade, autenticidade e bem-estar – e o que isso significa em termos de tomada de decisão.

Os novos insights resultam da segunda pesquisa global que a Getty Images realizou em parceria com a YouGov, para a qual mais de 5.000 consumidores foram pesquisados em 26 países e em 13 idiomas, de abril a maio de 2020.

Visualização da Sustentabilidade

istock-843259360-1068x712-1024x683-4558922
Foto: iStock

Em resposta à pesquisa do Visual GPS, a Getty Images estabeleceu parceria com o Climate Visuals, o único programa mundial com base em evidências para fotografia de mudanças climáticas, para apresentar as Diretrizes para Visualização da Sustentabilidade.

As diretrizes fornecem recomendações práticas sobre como encontrar e usar conteúdo visual para comunicar o compromisso com a sustentabilidade e inspirar as pessoas a agirem.

Confira algumas recomendações:

Sustentabilidade é intersetorial

O conteúdo visual relacionado ao ambientalismo e à sustentabilidade não deve ser separado do conteúdo visual que é inclusivo e diverso. As estratégias representacionais devem se estender à sustentabilidade.

A mudança climática afeta a todos em todo o mundo, portanto, inclua intencionalmente a representação de toda a etnia, classe, idade, orientação sexual, identificação de gênero, religião e cultura.

Novos conceitos sustentáveis 

Imagens já familiares de icebergs derretidos e chaminés industriais podem ser símbolos populares para significar mudanças climáticas, mas perdem valor com a exposição repetida. Além do simbolismo clássico, existem outras possibilidades com novos conceitos sustentáveis como “economia circular”, “reutilizável” ou “eficiência energética”.

Aspirações sobre o futuro

Para combater a sensação de impotência que muitas pessoas têm, é importante mostrar as ações concretas, passos positivos, resultados e soluções reais que abrirão o caminho para um futuro melhor e mais sustentável.

Histórias autênticas, incluindo os aspectos positivos e negativos dos resultados e atividades de indivíduos, comunidades e empresas que estão inovando e colaborando para alcançar a sustentabilidade são fonte de inspiração.

Foco nas pessoas

Pessoas com impacto real em nível local. Para inspirar mudanças, é importante ir além dos ícones clássicos de sustentabilidade e mudanças climáticas. “

“Pretendemos ajudar marcas e empresas a adotar uma abordagem baseada em evidências e focada em soluções para a crise climática, visualizando as ações, objetos e ideias que estão abrindo caminho para um futuro mais verde”, conta Toby Smith, líder sênior do programa: Visuals & Media at Climate Visuals.

Para obter mais informações sobre GPS Visual, visite www.visualGPS.com.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/pesquisa-aponta-clima-e-sustentabilidade-como-maiores-preocupacoes-atuais/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading