Gastronomia

Pesquisadores da UFMG desenvolvem espuma que retira agrotóxico de alimentos

Compartilhe Boas Notícias

Em meio à polêmica dos agrotóxicos, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram uma espuma de poliuretano capaz de detectar e absorver os pesticidas da água dos alimentos.

O poliuretano é um tipo de matéria plástico, usado para criar esponjas, espumas isolantes térmicas e acústicas e solados de calçados, por exemplo. O produto desenvolvido pelos cientistas mineiros foi criado a partir de resíduos da indústria petroquímica e componentes naturais, como óleo de mamona. A mistura facilitou a interação de grupos químicos com os pesticidas, promovendo a identificação dos agrotóxicos.

A descoberta foi publicada no periódico científico Journal of Hazardous e promete diminuir o risco de problemas de saúde trazidos por substâncias químicas usadas no cultivo dos alimentos.

Durante o trabalho científico, os especialistas realizaram testes complementares que verificaram se a espuma não extraía os nutrientes dos alimentos e o resultado foi satisfatório: o composto conseguiu retirar os agrotóxicos sem prejudicar as propriedades nutricionais dos alimentos.

“A eficiência é em torno de 70% da espuma com resíduo, e como resíduo puro chega a 95% da remoção do pesticida”, explicou Lena Braga, engenheira química e pesquisadora pós-doutoranda da UFMG, ao site do jornal O Tempo.

Em uma outra etapa da pesquisa, a equipe também testou a capacidade de regeneração da espuma. Eles conseguiram remover o contaminante e recuperar o produto, que resistiu a cinco ciclos de reutilização sem chegar a saturar.

Embora o trabalho apresente resultados positivos, os cientistas afirmam que a técnica ainda precisa ser aprimorada. No caso da alface, por exemplo, se a folha for colocada na água com a espuma, o pesticida não vai passar para o líquido. Os cientistas pretendem desenvolver um filme plástico a partir do material da espuma que, ao envolver o alimento, consiga retirar os pesticidas.

Fonte: BOL

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago