Pneu-conceito inovador tem o potencial de revolucionar a indústria

Compartilhe Boas Notícias

“BH03” gera energia elétrica que abastece as baterias de carros elétricos e híbridos

A Goodyear apresenta seu mais recente pneu-conceito na edição deste ano do Salão Internacional do Automóvel de Genebra – um pneu futurista que tem a capacidade de produzir eletricidade. Concebido pelos engenheiros do Centro de Inovação da Goodyear e simplesmente chamado por seu código de desenvolvimento “BH03”, o pneu pode transformar a deformação gerada em energia elétrica. À medida que o interesse pelos carros elétricos cresce no mercado global, esse tipo de inovação deverá desempenhar um papel importante no debate atual sobre o futuro da mobilidade. O pneu é um desenvolvimento puramente conceitual e é projetado para fazer parte do processo de inovação da empresa. Não há nenhum plano para lançar este produto no mercado.

“Preocupações sobre energia e meio ambiente nos levaram a desenvolver este pneu-conceito que produz energia. Toda ideia futurista começa com um desafio para a sociedade, que pretendemos abordar enquanto trabalhamos para construir um futuro melhor. Estamos muito convencidos de que este pneu vai proporcionar inspiração e que seus insights terão um papel no desenvolvimento futuro”, disse Jean-Pierre Jeusette, diretor-geral do Centro de Inovação da Goodyear, em Luxemburgo, que desenvolveu o conceito.

O pneu-conceito gera energia elétrica que abastece as baterias do trem de força híbrido do carro, bem como de outras tecnologias a bordo. O pneu gera eletricidade por meio da ação de dois tipos de material:

  • Material termoelétrico transforma o calor (gerado no interior do pneu pela textura ultranegra em condição estática, por meio da absorção de luz / calor ou de sua rolagem quando em movimento) em energia elétrica;
  • Material piezoelétrico transforma a pressão, devido à deformação da estrutura, em energia elétrica.

Estes novos materiais formam uma rede 3D que constitui a estrutura interna do pneu. Esta estrutura pode suportar a carga de um carro, se o pneu for perfurado, uma abordagem alternativa para oferecer tecnologia RunOnFlat. Além disso, ele possui um grande canal circunferencial para melhorar a resistência ao risco de aquaplanagem e uma banda de rodagem única para absorver o ruído.

“Esse pneu-conceito que gera eletricidade é mais uma prova da inovação impressionante desenvolvida por nossos designers e cientistas do Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo, e estamos entusiasmados em apresentá-lo em Genebra”, disse Jean-Pierre Jeusette, diretor-geral do Centro de Inovação da Goodyear, em Luxemburgo. “O que é especialmente impressionante sobre o pneu é que sua notável tecnologia foi criada de maneira a promover a busca constante da Goodyear pela sustentabilidade, qualidade e segurança.”

O pneu é um desenvolvimento do conceito puro e não será produzido pela Goodyear. Os pneus-conceito são concebidos como parte do processo de inovação da empresa e desenvolvidos para promover debate, discutir possíveis soluções e permitir que os engenheiros pensem de forma inovadora para oferecer soluções inteligentes para um futuro inteligente.

Goodyear do Brasil

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, tratores, empilhadeiras, industriais e para aviação, além de materiais para recapagem, e está presente no Brasil há 95 anos. No mundo, emprega cerca de 69.000 pessoas e fabrica seus produtos em 53 instalações em 22 países. Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio e Colmar-Berg, Luxemburgo, se esforçam para desenvolver produtos e serviços state-of-the-art que definem a tecnologia e desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), que comemorou 40 anos em dezembro de 2013, a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e de pneus para aviação no bairro do Belenzinho – São Paulo (SP). Além disso, a empresa conta uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o país. Para mais informações sobre a Goodyear, acesse:www.goodyear.com.br

Twitter: https://twitter.com/goodyearbr
Facebook: www.facebook.com/goodyearbr

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago