Bom Exemplo

Portadores de ELA podem teclar com os olhos para se comunicar

Compartilhe Boas Notícias

Portadores da doença esclerose lateral amiotrófica — também conhecida pela sigla ELA ou, ainda, Doença de Lou Gehrig — sofrem muito com a falta de mobilidade.

Se você não tem muito conhecimento sobre a ELA, talvez se lembre que o cientista Stephen Hawking sofre da patologia. A doença do consagrado físico britânico também foi retratada em seu biográfico filme “A Teoria de Tudo”. Hawking é um ótimo exemplo de como a tecnologia pode dar o poder de comunicação para quem não tem mobilidade.
ELA é uma doença degenerativa que compromete gravemente os neurônios motores, causando fraqueza muscular. Com o passar do tempo, o paciente perde os movimentos e não consegue falar, já que os músculos do corpo todo são afetados. No entanto, a pessoa não perde suas habilidades intelectuais e percebe normalmente tudo o que acontece ao seu redor. Cientes de sua condição, mas sem conseguirem se mover ou se comunicar, os portadores da ELA enfrentam um isolamento involuntário.

Seja em prol do desenvolvimento científico ou para atenuar essas consequências emocionais, a tecnologia tem sido crucial nos estudos sobre a doença. Os recursos tecnológicos são essenciais para, ao menos, amenizar os efeitos da ELA e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Podemos citar novamente o cientista Hawking e seu moderno sistema de comunicação como exemplo.

Mas, convenhamos: os recursos avançados adotados por Hawking dificilmente poderiam ser acessíveis a muitas outras pessoas. Em contrapartida, novas e modernas tecnologias estão surgindo. Um exemplo é o Eyespeak, uma câmera especial com óculos de realidade aumentada. O produto foi desenvolvido pela empresa portuguesa Lusovu.

O que é e como funciona o Eyespeak

Uma pequena câmera grava o olho, localiza a pupila e monitora o sentido para onde você está olhando. Essa câmera é equipada com os óculos de realidade aumentada, que por sua vez projeta um teclado virtual. Com o movimento dos olhos, o paciente é capaz de “teclar” no dispositivo virtual selecionando as letras com o movimento das pupilas. Por fim, basta selecionar “falar”, que um sintetizador vai reproduzir o que foi escrito.

Ivo Vieira, engenheiro português da Lusovu, é um profissional com 16 anos de experiência no setor aeroespacial. Quando soube que seu pai foi diagnosticado com a ELA, resolveu dedicar seu conhecimento para fazer algo positivo. Então ele desenvolveu uma tecnologia para ajudar não apenas seu pai, mas também outras pessoas que sofram da mesma doença ou de patologias similares. Foi assim que surgiu o Eyespeak.

O engenheiro defende que sua criação se trata de uma tecnologia avançada e revolucionária. Isso porque o monitor fica dentro das lentes dos óculos e o paciente consegue enxergar a luz. O Eyespeak tem conexão com a internet e funções multimídia. Além dos benefícios para os portadores de ELA, Vieira acredita que o produto será futuramente como um smartphone. “De fato, os smartphones que usamos hoje em dia vão desaparecer em uns 5 ou 10 anos porque vamos ter esse dispositivo que vai projetar as informações de que você precisa”, prevê.

Fonte: Tecmundo

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago