Bom Exemplo

Presidente da Croácia vai à Rússia com dinheiro próprio e faz sucesso na Copa

Compartilhe Boas Notícias

Apaixonada por futebol, Kolinda Grabar-Kitarovic é a primeira presidente mulher da Croácia.

Dentre os 4,1 milhões de habitantes da Croácia, um, em especial, está chamando a atenção nesta Copa do Mundo. Uma, na verdade: Kolinda Grabar-Kitarovic, a presidente do país. No entanto, a mandatária de 50 anos não tem se destacado pela posição política, mas por estar torcendo como qualquer fã de futebol. Após a classificação inédita para a final da Copa, ela postou em seu Facebook uma foto com a seguinte frase: Svi kao jedno za Hrvatsku (todos como um só pela Croácia, em tradução livre).
Apaixonada pelo esporte, Kolinda acompanhou todos os jogos da seleção croata in loco. Mas nada de protocolos oficiais. Ela prefere as arquibancadas aos camarotes. E sem terninho. Durante as partidas, ela veste o excêntrico uniforme quadriculado da seleção croata.

Após a classificação da Croácia à semifinal, em que eliminou nos pênaltis a anfitriã Rússia, no último sábado (7), a presidente foi flagrada comemorando com jogadores e membros da comissão técnica aos pulos e entoando, junto com eles, o cântico “chame, apenas chame/todos os falcões /eles darão a vida por você” (em tradução livre).

Primeira presidente mulher da Croácia, Kolinda ganhou as redes sociais por atitudes que vão além do futebol: por não usar dinheiro público para sua ida à Rússia e utilizar voos comerciais, pagos do próprio bolso. Como a viagem não é a trabalho, ela mesma descontou de seu salário os dias de folga.

Na foto que compartilhou, em que aparece no avião ao lado de vários torcedores, escreveu: “Vamos para a vitória” — e realmente foi, porque naquele dia, 1º de julho, a Croácia venceu a Dinamarca nos pênaltis e se classificou às quartas.

Um dos torcedores com quem ela viajou comentou o fato à agência de notícias Tass, da Rússia:

— Ela gosta do esporte, e o que ela está fazendo é algo normal para um presidente. Ela pegou um voo com pessoas comuns, cumprimentou a todos. Eu gosto disso. Somos um país pequeno, mas é como um time.

Na partida contra a Rússia, pelas quartas de final, Kolinda foi identificada nas arquibancadas e levada para a tribuna de honra da Fifa, onde estava o presidente da entidade, Gianni Infantino, e outras autoridades. Ainda assim, comemorou quando a seleção croata passou à frente da Rússia por alguns minutos no placar durante a prorrogação.

O vídeo de sua celebração viralizou. Além de vibrar com as mãos ao alto, ela aparece comemorando um gol no estilo “toca aqui”, batendo mão com mão com o presidente da federação croata de futebol, Davor Suker.

Quem é ela

Kolinda Grabar-Kitarovic, do partido União Democrática Croata (HDZ), foi eleita a primeira presidente mulher da Croácia em 2015, no segundo turno das eleições gerais, ao derrotar o então mandatário, Ivo Josipovic, com 50,54% dos votos. É considerada populista conservadora e parte da ala moderada do seu partido.

Antes de se tornar presidente, Kolinda foi embaixadora da Croácia em Washington entre 2008 e 2011, ministra para Integração Europeia e ministra das Relações Exteriores. Ela atualmente é casada e tem um casal de filhos adolescentes.

Fonte: Diário Catarinense

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago