• ter. mar 12th, 2024

Primeiro ministro da Etiópia ganha Nobel da Paz 2019

out 11, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Segundo a organização, Abiy Ahmed Ali foi premiado por ter conseguido um acordo de paz com a Eritreia

Apesar da maioria das apostas estar em Greta Thunberg e Raoni, nesta sexta-feira (11), o prêmio Nobel da Paz foi para o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali.

Ali foi premiado por ter conseguido um acordo de paz com a Eritreia em 2018, país que faz fronteira com a Etiópia.

Formado em engenharia, o premiê chegou ao poder também no ano passado. Aos 43 anos, Ali é o chefe de governo mais jovem da África.

“Ele passou seus primeiros cem dias como primeiro-ministro levantando o estado de emergência do país, garantindo anistia para milhares de prisioneiros políticos, descontinuando a censura da mídia, legalizando partidos de oposição, exonerando líderes militares e civis que estavam sob suspeita de corrupção e também por aumentar significavelmente a influência de mulheres na política e na comunidade etíope. Ele também quer fortalecer a democracia ao propor eleições livres e justas”, diz o comunicado do Nobel.

Abiy, nascido em uma família muito pobre, foi considerado um visionário e um reformista com a capacidade de injetar otimismo nesta região do mundo castigada pela pobreza e a corrupção.

Em outro momento do texto, o comitê afirma que quer “expressar um reconhecimento a todos os atores que trabalham pela paz e a reconciliação na Etiópia e nas regiões do leste e nordeste africanos”.

No comunicado, também é destacado o trabalho do presidente da Eritreia, Issaias Afworki.

“A paz não é alcançada apenas com as ações de uma única pessoa. Quando o primeiro-ministro Abiy estendeu a mão, o presidente Afwerki aceitou e ajudou a dar forma ao processo de paz entre os dois países”, afirmou o Comitê.

O entusiasmo com o acordo com a Eritreia, no entanto, pode dar lugar à frustração. A fronteira entre os dois países está fechada novamente, a assinatura de acordos comerciais está suspensa e a Etiópia ainda não tem acesso aos portos das Eritreia. Analistas afirmam que o caminho para a paz duradoura será longo.

O prêmio de Ali foi celebrado em um comunicado do gabinete do governante.

“Este reconhecimento é um testemunho eterno dos ideais do Medemer (“permanecer juntos” ou “sinergia”, em amárico) de união, cooperação e coexistência mútua que o primeiro-ministro permanentemente liderou”, diz a nota.

A entrega oficial do prêmio de 9 milhões de coroas suecas (cerca de 3,76 milhões de reais) acontecerá em 10 de dezembro, dia que o fundador do prêmio, Alfred Nobel, morreu.

O prêmio significará um impulso para o governante, que enfrenta uma onda crescente de violência entre diferentes grupos em seu país, onde estão previstas eleições legislativas em maio de 2020.

O anúncio do vencedor foi feito nesta manhã em Oslo, capital da Noruega, o único fora da Suécia, por desejo do próprio Nobel, já que a Noruega fazia parte do Reino da Suécia na época

Neste ano, mais de 300 personalidades e organizações estavam na lista de candidatos para o Nobel da Paz.

Em 2018, o Comitê deu o prêmio ao ginecologista Denis Mukwege (República Democrática do Congo) e a yazidi Nadia Murad, por sua luta contra a violência sexual.

Fonte: Exame

Loading