• ter. mar 12th, 2024

PRIMEIRO ÔNIBUS ELÉTRICO MOVIDO A ENERGIA SOLAR DO BRASIL ENTRARÁ EM OPERAÇÃO

onibus-eletrico_brasil
Compartilhe Boas Notícias

Dentro de três meses o Brasil irá estrear o seu primeiro ônibus elétrico movido a energia solar. O ônibus irá circular no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis.

Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o veículo fará o percurso de 50km entre o campus e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica, no Sapiens Parque, e reduzirá em um terço o tempo gasto para o deslocamento. O investimento na tecnologia foi de R$ 1 milhão.

O ônibus fará o trajeto quatro vezes ao dia, com zero emissão de poluentes. Considerado puro, o veículo possui apenas tração elétrica. A eletricidade para o seu deslocamento é gerada por fonte limpa, renovável e silenciosa, conhecida por fotovoltaica.

O professor do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC, Ricardo Ruther, destaca que quando o ônibus estiver parado no trânsito não haverá consumo de energia, como acontece com os veículos com motores à combustão. Já a tecnologia de frenagem regenerativa gera energia através das rodas, que é enviada para as baterias e reaproveitada.

“Contar com o apoio do MCTIC foi fundamental, pois os recursos do projeto foram integralmente financiados pelo ministério. Tivemos a doação das baterias e da estação de recarga da empresa japonesa Mitsubishi Heavy Industries, que também foi fundamental para viabilizar o projeto”, disse Ruther.

Segundo ele, o MCTIC também financiou a implantação do laboratório do centro de pesquisa onde foi desenvolvida a nova tecnologia. Somente no laboratório, o governo federal investiu R$ 3,6 milhões.

“Em nosso laboratório, temos cerca de 100 quilowatts (kW) de geração solar, dos quais somente 60kW são necessários para atender a todo o consumo de eletricidade do laboratório, que são cerca de 700m². Os outros 40kW, injetamos hoje na rede elétrica para ser utilizado em nosso campus central da UFSC”, explicou o professor.

O projeto do ônibus elétrico movido a energia solar se insere em um conjunto de ações do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis da Secis, que tem o objetivo de fortalecer o domínio das tecnologias relacionadas à energia fotovoltaica no País e, com isso, ampliar sua utilização como alternativa aos combustíveis fósseis.
Imagem Divulgação/MCTIC

Fonte: Vivagreen.com.br

Loading