Educação

Professora leva aulas para calçada e ajuda crianças em situação de rua a ler e escrever, no México

Compartilhe Boas Notícias

Foi em um ano super difícil, como 2020, que vimos as histórias mais lindas de amor e respeito ao próximo. E foi assim que conhecemos a professora mexicana Jemima Peláez.

Ela aproveitou o tempo livre, por causa do isolamento, para criar um projeto que ajudou muitas crianças a ler e escrever.

A ideia

Jemima já é professora no Centro de Atenção Múltipla, na cidade de Jalpan de Serra, no México. Lá, ela dá aulas para crianças surdas com problemas de comunicação e outros distúrbios. Como as aulas foram interrompidas, devido a pandemia, Jemima resolveu passar o período do isolamento na casa dos pais, em Queretaro.

Ela teve a ideia do projeto enquanto se exercitava. “Quando corria, vi muitas crianças. E quem as está ensinando? Se a maior dificuldade dos meus filhos é o acesso a internet, os filhos que não têm acesso e não podem ter educação a distância, virtual ou assistir TV com programas educativos … Parei de correr, cheguei em casa e contei para ele Eu disse à minha família ‘quer saber? Vou no semáforo dar aulas’ – comenta.

E foi assim que ela pegou sua mochila, um livro de história infantil, lençóis brancos e lápis de cor. Pouco tempo depois, já era possível encontrar Jemima cercada de crianças, sentadas na calçada.

Voluntários

O projeto cresceu e, consequentemente, Jemima não conseguia mais dar conta de todas as crianças. Não demorou muito para que a professora encontrasse outros voluntários, com o propósito de ajudá-la.

A ideia de Jemima com o projeto “No Semáforo se Aprende” é ir um pouco além da educação básica. Ela quer também proporcionar terapia educacional e “estratégias para que [as crianças] possam adquirir conhecimentos”, complementa a professora.

Hoje Jemima conta com a ajuda de 50 voluntários, que se espalham por Queretaro, ensinando crianças em situação de rua. Crianças que não têm computador com internet em casa e estão sem acompanhar as aulas online, também são muito bem-vindas nas pequenas turmas.

Além das aulas convencionais, professores de outras modalidades também procuraram Jemima. Hoje o projeto já oferece aulas de balé, inglês, educação física, reabilitação, alimentação, fotografias, pinturas faciais e muito mais.

Além disso, profissionais da saúde também se habilitaram a oferecer terapias e aconselhamentos educacionais para crianças e suas famílias, caso seja necessário.

Jemima criou uma página no Facebook para o projeto, onde divulga toda a programação e dá informação para quem deseja ajudá-la de alguma forma.

A professora também já recebeu contato de professores de outras cidades do México, que querem iniciar o projeto por lá.

A gente só fica, do lado de cá, morrendo de orgulho de ver pessoas como Jemima! Que o projeto dela só cresça e ajude ainda mais pessoas.

Fonte: Facebook, https://razoesparaacreditar.com/professora-aulas-semaforo/

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago