• ter. abr 16th, 2024

Projeto da sede do Instituto Favela da Paz está na Bienal de Veneza

jun 1, 2021
arquitetura sustentabilidade
Compartilhe Boas Notícias
arquitetura sustentabilidade
Imagem: Atelier O’R

A 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Arquitetura de Veneza, na Itália, teve início no dia 22 de maio e seguirá até 21 de novembro. Nesta edição, um projeto social brasileiro que integra arquitetura, arte e sustentabilidade estará em exposição neste é o maior evento arquitetônico do mundo sob o Tema Tempo Espaço Existência.

Trata-se da construção da Nova Sede do Instituto Favela da Paz – IFP e a requalificação do seu entorno no bairro Jardim Ângela, no extremo sul da cidade de São Paulo-SP. Quem está liderando esse projeto é o escritório de arquitetura Atelier O’R.

Imagem: Atelier O’R

O que tem de inovador? A requalificação urbana que tem como foco estimular uma sensação de pertencimento na comunidade local despertando a consciência de que o espaço publico é de todos e é importante entendê-lo como ambiente a ser cuidado, renovado e preservado.

“Com novas ferramentas tecnológicas, arte, design e estratégias sustentáveis, integramos a favela na cidade de forma a reduzir a discriminação paralisante que existe ali e romper com a linha divisória que marginaliza quem está do lado da favela, para o lado da cidade”, explica a arquiteta que está à frente dessa proposta, Patrícia O’Reilly.

Imagem: Atelier O’R

Com o tema “Transformar a Utopia da Favela à Cidade em realidade”, o objetivo é oferecer um espaço urbano e arquitetônico propício à formação de mão de obra sustentável e geração de renda. Modelo que pode ser replicado em outras regiões do país e internacionalmente.

Segundo ela, além de requalificar o entorno e promover a inclusão social de crianças de sustentabilidade, há um foco na valorização cultural, saudabilidade e, com uma forma disruptiva de apresentar a sustentabilidade na cidade.

Ecotelhado, empresa de Design Biofílico e pioneira no desenvolvimento de sistemas de jardins verticais, telhados verdes, drenagem urbana, está entre os parceiros do projeto. Imagem: Atelier O’R

Cidade e Natureza

A sede está sendo pensada para, entre outros aspectos, integrar a natureza na cidade. As paredes verdes e os telhados verdes vão captar água da chuva para reuso na própria sede com diversos usos, como irrigação do paisagismo nativo, cultivo de horta. Haverá ainda uma formação de profissionais que trabalham com agricultura urbana, por exemplo.

Imagem: Atelier O’R

“A Bienal é uma oportunidade única de levarmos para novas técnicas de reconstrução do espaço urbano considerando a urgência de reinserir espécies vegetais nas cidades, condicionantes o efeito ilha de calor. Um exemplo é o Sistema Construtivo que, justamente, integra muros verdes, sistemas de captação de água, tratamento de esgoto e telhados verdes ”, ressalta João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e especialista em Design biofílico da Ecotelhado.

Com foco em transformar o espaço público degradado em um ambiente agradável para viver, estudar e conviver, o projeto romântico, em fevereiro, o 1º Lugar no Prêmio e Fórum SP de Inovação Tecnológica no Esporte, Saúde, Lazer e Construção 2021, realizado pela Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor.

Imagem: Atelier O’R

Bienal Veneza

O público pode conferir vídeos e o maquete da Nova Sede do Instituto Favela da Paz no Palazzo Mora, pela curadoria do New York International Contemporary Art Society com organização do ECC – European Cultural Centre e Saphira & Ventura Gallery.

Fonte

Loading