• ter. abr 16th, 2024

Projeto troca coleta de microlixo por aulas de stand up em Santos

jan 18, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Iniciativa começou há dois anos, e é realizada na Praia do Boqueirão.

Os microlixos são um problema recorrente nas praias da Baixada Santista. Em Santos, um artista plástico idealizou um projeto para ajudar a mudar esse cenário: incentivar pessoas a coletarem esse tipo de resíduo em troca de aulas de stand up paddle.

Para participar do projeto, batizado ‘Surf Limpeza’, o interessado precisa entregar um copo cheio de resíduos, que vale 30 minutos de aula. Daniel Tomaz, criador da iniciativa, conta que a ideia surgiu há cerca de dois anos, e tem sido bem aceita pelos santistas.

“Eu comecei há 18 anos, aqui em Santos, esculpindo em pranchas de surfe velhas e quebradas – o que restava da fabricação das mesmas. Fiz arte com esses resíduos coletados, e dei ao primeiro projeto o nome de Surfrecycle”, contou o artista plástico.

Para viabilizar o projeto, nos últimos dois anos, Daniel trocou algumas de suas obras por pranchas de stand up, e começou a alugá-las no Canal 3. Além disso, ele conta com uma ‘guardaria’ – local alugado por surfistas para deixarem suas pranchas e acessórios de surfe.

Há dois anos, observando a beira do mar, Daniel conta que viu várias tampinhas descartadas, e começou a recolhê-las, colocou em cima do stand up e tirou uma foto. Assim nasceu o projeto. “A partir de agora, quem vier aqui e coletar um copo de microlixo vai remar de graça por meia hora”, decidiu.

Com os resíduos, Daniel começou a criar objetos decorativos inspirados na cidade de Santos, e passou a vendê-los para manter o ‘Surf Limpeza’. “Eu pensei em fazer esses objetos para manter o projeto autossustentável, e vejo que isso ganhou força, tem mantido a ideia de pé”, revelou.

Daniel faz questão de lembrar do auxílio da Prefeitura de Santos e da ONG Abrelpe, que viabilizaram uma tenda para o projeto e uma pequena estrutura de coletores, além de uma balança. “Mas, eu ainda preciso de uma ajuda para transportar a barraca, trazer as pranchas do projeto, além de um lugar para tratar esses resíduos”, ressaltou.

Nas aulas, Daniel busca passar o básico do stand up aos participantes. Além de desenvolver uma atividade esportiva e manter a limpeza das praias, o objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre a importância da ação para o meio ambiente. “Além da coleta dos resíduos, o projeto nos mostra a responsabilidade que temos com o nosso planeta”, concluiu.

Para participar do projeto, o interessado deve comparecer à beira-mar, na Avenida Vicente de Carvalho, em frente ao número 36, no Boqueirão. O atendimento é realizado aos sábados e domingos, das 11h às 17h.

Fonte: A Tribuna

Loading