• ter. mar 12th, 2024

Proteína anti-inflamatória auxilia na perda de peso e previne diabetes

set 27, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Pesquisadores demonstraram que o gene NLRP12 promove o crescimento de bactérias intestinais saudáveis que ajudam a reduzir a obesidade.

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram que uma proteína anti-inflamatória, a NLRP12, é um aliado contra a obesidade. Segundo o estudo, publicado na Cell Host & Microbe nessa quarta-feira (19/9), o gene também tem potencial terapêutico para o tratamento do diabetes, um fator de risco para doenças cardiovasculares e outras condições graves.

O efeito do anti-inflamatório promove o crescimento de bactérias “boas” no intestino, chamadas Lachnospiraceae, que produzem pequenas moléculas de butirato e propionato, ácidos graxos responsáveis pelo controle da resistência à insulina — que é a capacidade reduzida de remover glicose da corrente sanguínea e tende a acompanhar o aumento do peso.

“A obesidade é influenciada por essa inflamação, não apenas por excesso de comida e falta de exercício. Este estudo sugere que a redução da inflamação promove bactérias ‘boas’ que podem ajudar a manter um peso saudável”, explicou uma das autoras da pesquisa, Jenny P.Y. Ting.

O teste foi realizado apenas em ratos. Eles perceberam que a ausência do gene levou a um aumento dos sinais de inflamação no intestino e nos depósitos de gordura. Tratadas com antibióticos, as cobaias ganharam menos peso. “Isso nos levou a suspeitar que as bactérias do intestino estavam envolvidas na promoção da obesidade”, defendeu outro autor do estudo, Agnieszka Truax.

Eles também concluíram que dietas ricas em gordura e na ausência do NLRP12 tendem a reduzir a diversidade de espécies bacterianas no intestino, suprimindo algumas e permitindo que outras se proliferem anormalmente.

Freio na inflamação em humanos
Em humanos, o NLRP12 é produzido por vários tipos de células imunes e parece funcionar como um freio na inflamação excessiva. Outros estudos da mesma equipe demonstraram que camundongos sem esse gene são altamente suscetíveis à inflamação excessiva,  incluindo a experimental do cólon (colite) e câncer de cólon associado.

Os cientistas colaboradores Mihai Netea e Rinke Stienstra, do Centro Médico Universitário de Radboud, na Holanda, examinaram células de gordura de pacientes humanos obesos e observaram que quanto maior o índice de massa corporal, menor é a atividade do gene NLRP12. Dessa forma, tratar pessoas com bactérias boas pode vir a ser uma estratégia relativamente barata para o combate à obesidade no futuro.

Números da obesidade
Cerca de 40% dos adultos e 20% das crianças e adolescentes de 2 a 19 anos nos Estados Unidos são considerados obesos, de acordo com estimativas recentes do governo. No Brasil, a obesidade já é uma realidade para 18,9% da população, e o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%), segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde.

Fonte: Metrópoles

 

Loading