Tecnologia

Próteses controladas pelo pensamento começam a migrar da ficção para a realidade

Compartilhe Boas Notícias

Apesar de décadas de pesquisa, o desenvolvimento de membros protéticos não avançou significativamente nos últimos 40 anos.

Os dispositivos atuais não fornecem feedback sensorial ao usuário e não são fáceis de controlar, o que pode deixar os amputados com dificuldades para lidar com as tarefas diárias.

Para tentar mudar esse quadro, um consórcio de engenheiros, neurocientistas e clínicos reuniu-se no projeto DETOP, financiado pela União Europeia. O objetivo é fornecer aos pacientes uma prótese sofisticada que possa ser controlada diretamente pelos pensamentos.

A equipe acaba de apresentar não apenas o primeiro protótipo, mas também os resultados do primeiro teste em um paciente.

A chave para o novo sistema é um inovador “Portal Homem-Máquina Osseointegrado” (OHMG: Osseointegrated Human-Machine Gateway), que liga fisicamente uma pessoa às suas próteses.

O dispositivo é montado diretamente nos ossos do usuário por um procedimento cirúrgico, fornecendo uma base estável para o membro prostético e permitindo a comunicação elétrica entre a prótese e os eletrodos, que também são implantados no corpo da pessoa.

Um paciente na Suécia teve o primeiro OHMG implantado em uma cirurgia que ocorreu em dezembro de 2018, o que permitiu as primeiras avaliações apresentadas agora.


Esquema do “Portal homem-máquina osseointegrado”, que conecta as próteses mecatrônicas ao corpo humano. [Imagem: DETOP]

Acoplador mecatrônico

O projeto também desenvolveu um acoplador mecatrônico que permitirá ao paciente mover sua mão protética para uma posição natural. Além disso, a equipe construiu uma nova mão protética mais leve, com um controlador incorporado e sensores táteis. O objetivo é fornecer ao usuário o feedback de sua nova mão, com sensações naturais de toque e movimento.

“Nos próximos meses, o paciente que recebeu o OHMG começará a usar uma prótese de treinamento antes de ser equipado com nossa nova mão artificial,” explicou o pesquisador Francesco Clemente. “Vamos então avaliar todo o sistema – incluindo os controles implantados de interface, eletrônica, pulso e mão – conforme o paciente realiza suas atividades diárias”.

A equipe planeja acompanhar essa primeira cirurgia, juntamente com mais implantes OHMG que serão feitos a seguir em pacientes com diferentes tipos de amputações de braço, para garantir que o sistema seja suficientemente flexível para atender a uma ampla gama de usuários em potencial.

Fonte: Diário da Saúde

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago