Qual o poder do seu celular perante o maior computador do mundo? Compare

Compartilhe Boas Notícias

O Japão é a terceira maior economia do mundo, com 23 patrimônios mundiais classificados pela Unesco e uma cultura milenar resguardada por mais de 5.000 museus. Como se não bastasse toda essa riqueza, agora ele é dono do maior computador do planeta: o Fugaku.

A máquina japonesa começou a funcionar no ano passado, no Instituto de Pesquisa Física e Química do Japão, e desde então vem impressionando cientistas e ganhando prêmios ao redor do mundo. Mas foi só no meio da pandemia que chegou a coroação: de “só” um supercomputador, ele passou a ser considerado o maior do mundo.

Em testes realizados pela Top 500, uma associação que monitora e registra supermáquinas, o Fugaku atingiu 415,5 Pflops. O resultado é três vezes maior que o Summit, da IBM, que ocupava o topo do pódio até agora.

Tá, mas por que isso é importante?

Flops é sigla para Floating-point Operations Per Second ou, em português, operações de ponto flutuante por segundo. A grosso modo, isso é uma unidade de medida que ajuda a entender quantos cálculos uma máquina consegue fazer dentro de um segundo.

A letra que vem antes abrevia a potência da máquina. Um kiloflops, por exemplo, são mil cálculos por segundo. Um megaflops significa milhão. No caso do Fugaku, pentaflops são quatrilhões de contas por segundo.

Quantas vezes isso é maior que, por exemplo, um PlayStation 5? E que um iPhone 11 Pro Max? Spoiler: Muitas, mas muitas mesmo.

No infográfico abaixo você encontra essas mais algumas comparações não só com outros aparelhos, mas também com supercomputadores de outros tempos.

O poder de um supercomputador Fugaku significa:

  • 327.963 celulares Galaxy S20
  • 296.807 iPads Pro
  • 138.510.000 Apple Watches
  • 83.106 iPhones 11 Pro Max
  • 40.421 Playstations 5
  • 34.627 Xbox Series X
  • 7.420 Macs Pro 2019
  • 95 Atlas (supercomputador da Petrobras)
supercomputador -  -

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/09/20/supercomputador-como-seu-celular-e-videogame-se-comparam-ao-maior-do-mundo.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »