• ter. mar 26th, 2024

Reciclagem de chinelos: Animais que nascem na borracha

fev 2, 2021
Compartilhe Boas Notícias

Empresa do Quénia Ocean Sole é uma empresa de reciclagem de chinelos, que recolhe este tipo de calçado que é abandonado nas praias e transforma-o em brinquedos, jóias, esculturas e produtos de decoração. Só em 2013, recolheram 50 toneladas de lixo dos mares e das praias.

tartarugas-chinelos-praia-reciclagem-6928530

A história desta empresa começa no final dos anos noventa do século passado, quando a sua fundadora, a bióloga Julie Church, estava a trabalhar num local remoto no Quénia, Ilha de Kiwayu. Ali, Julie ficou horrorizada com a quantidade de lixo que se acumulava na praia, principalmente plásticos, e decidiu fazer alguma coisa para resolver o problema.

ocean-sole-chinelos-lixo-praia-flip-flops-on-beach-7664797

No Quénia, tal como em muitos países em desenvolvimento, os chinelos são o calçado mais popular e são usados por milhões de pessoas. Por serem práticos e custarem apenas um dólar são usados por crianças e adultos, bem como por centenas de turistas que visitam as praias de areia branca na África Oriental. Isso faz com que as praias estejam cheias deste tipo de calçado abandonado. Os plásticos não são biodegradáveis o que faz com que fiquem na natureza durante séculos.

baleia-feita-de-chinelos-quenia-haller-park-mombasa-1727867

As peças de arte da Ocean Sole são feitas por artistas locais e têm sempre o mesmo objectivo: chamar a atenção para a poluição dos oceanos e angariar dinheiro para a Fundação Ocean Sole combater o problema.

javali-de-plc3a1stico-praia-ocean-sole-flip-flop-beach-warthog-7909645

“É uma solução baseada no comércio para o problema global da poluição marinha”, diz Julie Church. “Leva as pessoas a pensar sobre o oceano e liga-os aos cursos naturais de água ​​- e estamos a fazê-lo através dos negócios.”

A organização queniana dá trabalho a pessoas em zonas remotas mas também na capital, Nairobi, onde se encontram as oficinas e os escritórios da Ocean Sole.

ocean-sole-girafa-trabalhado-1177571

As peças de arte coloridas são vendidas localmente, em feiras por exemplo mas também em muitos outros países distantes! Em 2013, as vendas desta empresa de reciclagem triplicaram e há jardins zoológicos e aquários de várias partes do mundo a comprar os animais feitos no Quénia.

Fontes: Público, CNN

Fonte: https://noctulachannel.com/reciclagem-de-chinelos-ocean-sole/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading