• ter. mar 26th, 2024

Restaurante Popular Prato Cheio foi inaugurado segunda-feira, 19

maio 21, 2014 #alimentação, #governo
Compartilhe Boas Notícias

O Restaurante Popular Prato Cheio – localizado no bairro do Benedito Bentes I -, será inaugurado nesta segunda-feira (19), às 10h30, com a distribuição de até mil refeições diárias, ao custo de R$ 2,00 para cada usuário. O local funcionará no período de 11h às 14h30, de segunda à sexta-feira. O governador Teotonio Vilela participará da inauguração.

Na sexta-feira (16), o Ministério do Desenvolvimento ao Combate à Fome (MDS) aprovou o funcionamento do Restaurante. Na ocasião, técnicos do ministério acompanharam a realização do teste operacional, que consistiu na produção e distribuição de 200 refeições aos moradores da região como parte do procedimento de inauguração.

Durante o teste, a coordenadora técnica do MDS, Cintia Casto de Paula, relatou a importância dessa ação para o andamento adequado do projeto. “Com a vistoria, observamos não só a estrutura física, como também a operação do serviço, buscando ter uma visão geral dos equipamentos instalados. Vale ressaltar que o restaurante popular tem a capacidade operacional de produzir o mínimo de mil refeições diárias, o que é de extrema importância, já que oferece à população em situação de vulnerabilidade social e econômica uma alimentação saudável e balanceada a um preço acessível”, disse.

O presidente da Associação Paulo Bandeira, Jonas Daniel, foi um dos moradores que teve a oportunidadeparticipar do almoço servido no teste operacional e que se disse satisfeito com a iniciativa dos governos federal e estadual em prol do bairro do Benedito Bentes. “Para nós, que viemos de uma comunidade carente, que chegamos a cozinhar em forno à lenha, o Restaurante Popular vem como uma alternativa acessível para nós que seremos beneficiados pelo serviço. O preço é baixo e a comida é muito boa. Está aprovado.”

Por se tratar de um equipamento público, além da distribuição de refeições, o restaurante popular também disponibiliza de um espaço para atividades voltadas à educação alimentar e nutricional, capacitação profissional, devendo ser apropriado pela comunidade. As associações também podem usufruir do espaço para promoção de eventos, como os casamentos comunitários, por exemplo.

Para a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Celiany Rocha, o Restaurante Popular é a virada do Estado enquanto segurança alimentar no Benedito Bentes. “A partir de agora, enquanto Estado, temos o direito de garantir alimentação adequada ao bairro mais populoso de Alagoas. Esperamos que esse seja um modelo não só de segurança alimentar, mas também um espaço disponível para interação com a comunidade”, ressaltou.

A unidade de alimentação faz parte do Programa Alagoas Tem Pressa, do Governo do Estado e está inserida na rede operacional do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional juntamente com o banco de alimento e as cozinhas comunitárias, que compõem as ações e programas de política de inclusão social, Fome Zero, do MDS.

por Ascom – Seades

Loading

Deixe um comentário