• ter. mar 26th, 2024

Restauro da casa de Portinari revela afresco desconhecido

maio 30, 2014 #Brodowski, #portinari, #reforma
Compartilhe Boas Notícias

Debaixo de 15 camadas de tinta, restauradores acham, ao que tudo indica, uma nova obra do pintor. Museu Casa de Portinari será reaberto nesta sexta

A reforma do Museu Casa de Portinari, fechado há dois anos para este fim, pode ter feito mais do que apenas preservar a obra de Candido Portinari (1903-1962). Em uma das paredes da residência onde o pintor viveu, em Brodowski, interior de São Paulo, foi encontrado um afresco até agora desconhecido, feito, ao que tudo indica, pelo próprio artista. As informações são do Jornal EPTV, telejornal regional da rede Globo.

O afresco guarda características encontradas em outras obras de Portinari. Retrata uma mulher com uma criança nos braços e foi descoberta por restauradores debaixo de quinze camadas de tinta. Segundo o restaurador Júlio Moraes, trata-se de uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus.

Uma equipe de peritos analisa se o afresco foi realmente feito por Portinari. De acordo com o filho do pintor, João Candido Portinari, a casa era frequentada por outros artistas plásticos. “Existem outros afrescos [na casa] que não são dele. É importante levar isso em conta. É claro que se for dele, se ficar comprovado, é uma maravilha”, diz João Candido ao telejornal da Globo.

Terminada a reforma, o museu será reaberto em solenidade agendada para esta sexta-feira, dia 30, às 10 horas, com a presença do governador Geraldo Alckmin. Entre as novidades do museu, em cujo restauro o governo estadual investiu 4,2 milhões de reais, estão novas salas de exposições e espaços interativos, que colocam o visitante em contato com a história do pintor brasileiro.

Fonte: http://veja.abril.com.br/

Loading

Deixe um comentário