• ter. mar 12th, 2024

Robô brasileiro que realiza testes oftalmológicos é finalista do torneio Imagine Cup

maio 24, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Desenvolvido por startup curitibana, Adam Robo pode ser utilizado em regiões remotas; Projeto chegou a final da Imagine Cup América Latina.

A startup Prevention, de Curitiba, está na final da etapa latino americana da Imagine Cup, competição anual promovida pela Microsoft. O fundador da startup, Juliano Santos, idealizou o Adam Robo, um equipamento portátil que pode ser levado para áreas remotas e disponibilizado para pessoas que sofrem com a falta de atendimento médico.

O Adam Robo consegue identificar necessidades oftalmológicas urgentes colaborando com a prevenção da cegueira evitável. “Milhares de casos de cegueira recorrentes no mundo todo poderiam ser alertados e evitados com um simples teste de visão, entretanto a porcentagem de pessoas que têm acesso a oftalmologistas, principalmente no Brasil, é muito baixa. A proposta do Adam é conscientizar sobre a saúde visual e potencializar o oftalmologista funcionando como uma triagem, já que gera uma anamnese clínica que colabora com a assertividade dos médicos”, afirma Juliano Santos. O projeto passou pelo processo de mentoria do Centro Europeu – Microsoft Innovation Center,

O teste dura cerca de 5 minutos e tem precisão para detectar diversos problemas de visão usuais como miopia, hipermetropia, vista cansada, astigmatismo e daltonismo. O Adam Robo traz escalas de figuras para pessoas não alfabetizadas e optotipo letras para pessoas alfabetizadas.

“O teste é rápido e pode ser aplicado em adultos e crianças de todas as faixas etárias. Os resultados são gerados instantaneamente e digitalizados pelo software do Adam por meio de um aplicativo disponível para Android, web e iOS. O Big Data do sistema armazena todo o mapeamento do paciente, com a indicação ou não de doença oftalmológica, idade, sexo, escolaridade e localidade. Todos os dados podem ser acessados por qualquer oftalmologista por meio de um QR Code”, explica Juliano.

A primeira versão do Adam Robo é fabricada e comercializada em Curitiba, onde já foi testada em Mutirões da Cidadania da Prefeitura que oferecem exames gratuitos para a população. Novas versões já estão sendo desenvolvidas, informou a startup.

“Já estamos trabalhando em novas verões do Adam Robo, que vão permitir, por exemplo, que o teste seja realizado de modo automatizado e por conversação, de maneira muito mais humanizada. Além disso, já estamos trabalhando para que o Adam aponte diretamente as possíveis doenças, potencializando o trabalho dos oftalmologistas”, completa Santos.

Imagine Cup estimula ideias inovadoras com soluções para problemas mundiais, e selecionou o Adam Robo para concorrer com outros 12 projetos do Brasil, Argentina, Chile e México a uma vaga na final mundial da competição.

Fonte: IDGNow

Loading