Categories: Tecnologia

Rolls-Royce testa turbinas de avião com combustível 100% renovável

Compartilhe Boas Notícias

Mesmo que o preço do petróleo tenha despencado por conta da pandemia de covid-19 juntamente com o interesse no uso de biocombustíveis, uma mudança radical no abastecimento do setor aéreo deve começar já em 2021: a Rolls-Royce está usando combustível 100% sustentável em testes com seus motores para avião.

Desde 2011, o chamado Sustainable Aviation Fuel (combustível de aviação sustentável, ou SAF) é misturado ao querosene em até 50%. A proposta da Rolls-Royce é usar o SAF puro, gerando uma redução de mais de 75% nas emissões de dióxido de carbono.

A Rolls-Royce está testando combustível 100% renovável em seus motores Trent 1000. Fonte:  Roll-Royce/Andrew Rokita/Divulgação

Segundo o diretor de tecnologia da Rolls-Royce, Paul Stein, “a aviação precisará de 500 milhões de toneladas de SAF por ano até 2050, e por isso sua produção precisa crescer”.

O biocombustível que a empresa britânica está usando nos motores Trent 1000, desenvolvido especialmente para ela pela americana World Energy, é comercializado pela Shell Aviation. Os testes da Rolls-Royce acontecem até o fim deste ano em Derby, no Reino Unido.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) tem feito audiências públicas para regulamentar o uso do chamado “diesel verde”, um novo combustível cuja produção está sendo testada pela Petrobras em uma refinaria no Paraná.

Ele tem como base vegetais como a soja e mais outros insumos, como óleo de fritura e gordura animal. Na verdade, são dois os combustíveis gerados na produção do diesel verde: o Hydrotreated Vegetable Oil (HVO) e o H-BIO, cuja patente pertence à Petrobras. Enquanto o HVO é considerado pela ANP um diesel verde (ou renovável), o H-BIO tem mais de 90% de material de origem fóssil.

 Petrobras/Reprodução

O HVO, porém, não vai substituir o diesel comum e sim, ser adicionado a ele, dentro do hoje obrigatório percentual de 12% de conteúdo renovável (esse valor deve crescer para 15% até 2023).  Sua formulação, porém, permite que ele também seja usado puro pelos veículos hoje em circulação.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/207802-rolls-royce-testa-turbinas-aviao-combustivel-100-renovavel.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago