• ter. mar 12th, 2024

Roménia proíbe troféu de caça de ursos marrons, lobos, linces e gatos selvagens

Compartilhe Boas Notícias

Movimento inesperado inverte uma tendência que tem visto um número crescente de grandes carnívoros abatidos por caçadores cada ano desde a adesão da Roménia à União Europeia.

Roménia proibiu todos troféu de caça de ursos marrons, lobos, linces e gatos selvagens em uma decisão surpresa que dá maior população da Europa dos grandes carnívoros um alívio da sua ameaça mais grave e imediato.

O movimento na terça-feira inverte uma tendência que tem visto o número de grandes carnívoros sendo abatidos por caçadores crescer ano a ano desde a adesão da Roménia à União Europeia em 2007. Em 2016, as maiores quotas de caça ainda deu caçadores o mandato para disparar 550 ursos, 600 lobos e 500 gatos grandes com mais de 12 meses.

Durante a última década, a caça tornou-se uma indústria de muitos milhões de euros na Roménia, com caçadores de todo o mundo pagar até € 10.000 (£ 8.800) para reivindicar um ‘troféu’ – caça linguagem para a carcaça de um animal caçado – das montanhas dos Cárpatos.

O governo afirmou que para existir, a indústria se baseia em uma brecha na lei europeia que permite o abate de animais selvagens que tenham sido provado ser um perigo para os seres humanos. Nos termos da directiva habitats, todos os grandes carnívoros são protegidos nos Estados membros da União Europeia, mas o Estado pode ordenar a matança de animais específicos, se mostrado para ter atacado uma pessoa ou propriedade privada danificado.

“A caça para dinheiro já era ilegal, mas foi dada a luz verde de qualquer maneira,” ambiente de igreja, Cristina Palmer, disse ao Guardian. “Os danos [cláusula na directiva habitats] agiu como uma cobertura para a caça troféu”.

A cada ano, centenas de associações de caça em todo o país iria apresentar dois números; a população total de cada grandes espécies de carnívoros, e o número total que se acredita ser susceptível de causar danos. O segundo número, então, agir como uma base para uma cota de caça emitido pelo governo para cada espécie. Estas quotas foram, então, dividiram entre as empresas de caça e vendido como direitos de caça para o público.

“Este método levantou algumas questões”, diz Palmer. “Como pode associações de caça contar quantos animais estão causando danos a priori – antes que os danos ter acontecido? Com a introdução da proibição, o que estamos fazendo é simplesmente colocar as coisas de volta no caminho certo, como a directiva habitats inicialmente previsto. ”

Vida Selvagem ONGs afirmam que a metodologia também tendem a superestimar drasticamente as populações de grandes carnívoros. O número oficial para o número de ursos na Roménia é mais de 6.000, e por lobos é 4.000. No entanto, com centenas de associações de caça cada um responsável por monitorar uma pequena área de terra e animais propensos a vaguear, entende-se que os animais eram frequentemente contado várias vezes, potencialmente empurrando as estatísticas totais populacionais-se por milhares.

Anunciou na terça-feira à noite, a proibição está prevista para dividir a população da Roménia, lançando os habitantes rurais e urbanas uns contra os outros. A decisão do governo tem forte apoio nas cidades maiores, que têm visto um crescente movimento contra a caça nos últimos meses. Mas em grande parte do campo remoto grandes carnívoros da Roménia são uma ameaça diária para os moradores e um incômodo persistente para os criadores de gado, e muitos vêem a caça como a única solução.

Csaba Domokos, especialista urso com proteção da vida selvagem grupo ONG Milvus, está convencido de que o sucesso ou fracasso da proibição da caça cavalga sobre a capacidade do governo para lidar com os medos da população rural.

“Danos causados por grandes carnívoros são uma preocupação muito real no campo”, disse ele. “O sistema até agora não funcionou; caça não reduzir os conflitos entre carnívoros e seres humanos; na verdade, muitos estudos mostram que com lobos e grandes felinos, ele pode realmente aumentar o problema.

“Mas a população rural acreditam que a caça é a resposta, e a menos que possam ser convencido do contrário, as pessoas podem muito bem começar a tomar o problema em suas próprias mãos. A proibição é um grande passo, mas não queremos que a caça pode ser substituído por caça ilegal. ”

Domokos assinala que os caçadores também têm um interesse investido na proteção de sua presa. “Até certo ponto, caça atua como um incentivo financeiro para a gestão da vida selvagem, de impedir a caça furtiva de habitats conservação. Há alguma preocupação de que uma vez que você tirar isso, o governo não vai investir o suficiente para substituí-lo “.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A resposta do governo é levar a gestão em suas próprias mãos. Uma unidade especial deve ser criada dentro da força policial paramilitar que irá avaliar quaisquer relatos de danos por grandes carnívoros e lidar com o animal culpado diretamente. O Ministério do Ambiente têm discutido a possibilidade de realocar os animais-alvo no exterior para países interessados em ‘rewilding’ .

A proibição ocorre em meio a uma crescente pressão para a proteção de montanhas selvagens da Roménia que tem visto oficiais anti-corrupção condenar dezenas de engenheiros florestais, caçadores e as autoridades locais nos últimos anos.

Gabriel Paun, um ativista e conservacionista atrás de uma petição que recolheu 11.000 assinaturas nas semanas antes da proibição da caça, vê a decisão do governo como um passo rumo a um futuro mais seguro para os espaços selvagens da Europa: “As montanhas dos Cárpatos são o lar de mais biodiversidade do que em qualquer outro lugar na Europa , mas por muito tempo eles foram brutalmente explorados para a silvicultura e caça. Vamos esperar que a decisão do governo é um sinal das coisas por vir. ”

 Fonte: The Agency

Loading