• ter. abr 23rd, 2024

Sanofi e GSK prometem disponibilizar 200 milhões de doses de vacina contra Covid-19 para países pobres

nov 19, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Os laboratórios Sanofi e GSK anunciaram no dia 28 de outubro que disponibilizarão 200 milhões de doses de uma futura vacina contra a Covid-19 ao programa internacional Covax. A iniciativa foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de ajudar a garantir um acesso equitativo às futuras vacinas contra a doença. O Brasil faz parte da Covax.

Em comunicado, os laboratórios francês Sanofi e britânico GSK afirmam ter assinado uma “declaração de intenções” com o Gavi, o administrador jurídico do mecanismo internacional de compras Covax, para “garantir a cada país participante um acesso justo e equitativo às possíveis vacinas contra a Covid-19”.

As farmacêuticas destacaram que “têm a intenção de disponibilizar ao programa 200 milhões de doses de uma vacina”, com a ressalva de que ela ainda precisa ser aprovada pelas autoridades reguladoras.

Sanofi e GSK desenvolvem um imunizante que está na segunda fase de testes em humanos, iniciados em setembro. Os laboratórios preveem obter os primeiros resultados no início de dezembro e acreditam que poderão iniciar a terceira fase de testes antes do fim do ano. (Entenda as três fases ao final desta reportagem).

Executivos das duas farmacêuticas disseram em comunicado que têm a vontade e o compromisso de que a vacina contra Covid-19 esteja acessível às populações mais vulneráveis em todo o mundo.

Até o momento, 167 países aderiram ao sistema internacional de aquisição e distribuição de vacinas, conhecido como Covax. São 92 países de baixa e média renda que receberão doses gratuitas e 75 países ricos que precisarão pagar pelo imunizante. No início de outubro, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, anunciou que a iniciativa prevê doses da vacina para 10% da população brasileira.

Como funcionam as 3 fases de testes

Nos testes de uma vacina – normalmente divididos em fase 1, 2, e 3 – os cientistas tentam identificar efeitos adversos graves e se a imunização foi capaz de induzir uma resposta imune, ou seja, uma resposta do sistema de defesa do corpo.

  • ETAPAS: por que a fase 3 dos testes clínicos é essencial para o sucesso e a segurança das vacinas

Os testes de fase 1 costumam envolver dezenas de voluntários; os de fase 2, centenas; e os de fase 3, milhares. Essas fases costumam ser conduzidas separadamente, mas, por causa da urgência em achar uma imunização da Covid-19, várias empresas têm realizado mais de uma etapa ao mesmo tempo.

Antes de começar os testes em humanos, as vacinas são testadas em animais – normalmente em camundongos e, depois, em macacos.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/10/28/sanofi-e-gsk-prometem-disponibilizar-200-milhoes-de-vacinas-contra-covid-para-paises-pobres.ghtml

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading