• 28 de janeiro de 2022 01:52

SÃO PAULO: AS MELHORES PADARIAS PARA TOMAR CAFÉ DA MANHÃ

Mais que uma simples primeira refeição do dia, as “padocas” oferecem cardápio variado que vão muito além dos pães quentinhos

Começar o dia tomando café da manhã em uma padoca é um hábito tipicamente paulistano

Com mais de 40 milhões de habitantes, o estado de São Paulo é o principal centro financeiro do país e o lugar que mais recebe turistas no Brasil. São diversos municípios que têm o turismo como principal atividade econômica. Entre os destaques, estão Campos do Jordão, município serrano famoso por suas belas paisagens e clima europeu, as estâncias hidrominerais de Águas de Lindóia e cidades litorâneas como Ubatuba, Santos e São Sebastião.

A capital, São Paulo, atrai visitantes não só por conta do turismo de negócios, mas também pela variedade de atrações culturais, museus de renome internacional e agitação noturna. Outro ponto forte é a gastronomia. São mais de 15 mil restaurantes de diversas nacionalidades, dos mais simples aos mais premiados da cidade.

Quando se trata de café da manhã, o discurso é o mesmo. Muitos estabelecimentos estão investindo em um cardápio variado para agradar a todos os gostos já na primeira refeição do dia. São Paulo conta com mais de 12 mil padarias, e algumas delas servem muito mais que os tradicionais pães com manteiga; são uma espécie de ponto de encontro entre amigos.

As chamadas “padocas” oferecem uma gama de serviços, incluindo lojas de conveniência, lanchonete, almoço e até mesmo o happy hour do fim de tarde. Algumas são uma espécie de “padarias boutique”, com pães artesanais expostos como joias para fisgar o cliente. Outras atendem os baladeiros de plantão, com serviços 24 horas para agradar os notívagos.

Listamos, a seguir, algumas das melhores “padocas” da cidade de São Paulo, lugares que devem ser incluídos no seu roteiro gastronômico pela capital paulista:

Dona Deôla Com seis filiais espalhadas pela capital, sendo a maioria com funcionamento dia e noite, a Dona Deôla é uma das padarias queridinhas dos paulistanos. O ponto forte desta padoca são os doces, com destaque para os bolos espalhados pelas prateleiras e vendidos em fatias. Os pães também são feitos artesanalmente e o cardápio de sanduíches é variado. O estabelecimento ainda oferece os gelatos, o sorvete com consistência e produção diferenciados dos convencionais. Endereço: Rua Haddock Lobo, 354 – Cerqueira César (Funcionamento: 24h)

A padaria Dona Deôla combina padaria e lanchonete em um só lugar

Villa Grano A badalada padaria da Vila Madalena também tem uma filial na Vila Clementino. No entanto, apenas a matriz funciona 24 horas por dia, no tradicional bairro boêmio da cidade. O estabelecimento tem uma variada linha de bolos, doces e pães, incluindo um saboroso pão com fermentação caseira. O cardápio conta também com sanduíches, pratos quentes e pizzas caseiras preparadas no balcão, na frente dos clientes. Nos finais de semana, o bufê livre no café da manhã é uma boa pedida. Endereços: Rua Wisard, 500 – Vila Madalena (Funcionamento: 24h) e Rua Borges Lagoa, 371 – Vila Clementino (Funcionamento: todos os dias, das 6h às 22h40).

Julice Boulangère Ocupando uma charmosa casa no bairro do Pinheiros, o Julice tem um ambiente rústico e ao mesmo tempo sofisticado. Tomar um café da manhã debaixo de uma árvore ao ar livre é o toque especial deste lugar, inaugurado em 2011. As refeições matinais são servidas em diferentes combos que podem vir com dois tipos de pães, frios, geleias, manteiga e uma bebida quente (R$ 29,90). Outros kits mais caros vêm com todos os itens do combo anterior mais croissants, iogurtes, sucos e outras frutas. É possível ainda incluir quitutes extras com preços separados, além dos tradicionais ovos mexidos, com preço mínimo de R$ 12,20. Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 536 – Pinheiros (Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h30 às 20h).

Apesar de toda a sofisticação, o Julice Boulangère não deixa o tradicional pão com manteiga de fora do cardápio

Galeria dos Pães Mais uma padoca a serviço dos baladeiros da plantão, a Galeria dos Pães fica no bairro Jardim América, na zona oeste da capital. Funciona 24 horas por dia e conta com mais de 1500 produtos para atender aos gostos mais ecléticos. São diversos aperitivos, salgados, doces e até um mini-sanduíche em formato de sushi, além dos doces. Entre os sanduíches, o destaque é o de mortadela com queijo estepe, molho de azeitonas e gotas de limão. Aos finais de semana, o café da manhã se estende até às 15h. Endereço:Rua Estados Unidos, 1645 – Jardim América (Funcionamento: segunda a sábado, das 08h30 às 20h)

P.J. Clarke’s Para quem gosta de acordar mais tarde e emendar as refeições com um brunch (do inglês breakfast + lunch), típico da culinária americana, este restaurante é uma boa opção. No Brasil, esta mistura de café da manhã (breakfast) com almoço (lunch) é mais comum aos finais de semana, quando a rotina permite uma esticada no horário das refeições. Por isso, a filial brasileira deste famoso estabelecimento de Nova York abre mais cedo aos sábados, domingos e feriados para servir um típico café da manhã americano, com waffles, ovos, panquecas, bacon e muito mais. O cliente se serve à vontade até às 15h. Na unidade Oscar Freire, o serviço é à la carte. Endereço: Rua Doutor Mário Ferraz, 568 – Jardim Paulistano (Funcionamento do café da manhã: das 9h30 às 15h)

Tradicional hamburgueria americana, a P.J. Clarke’s chegou ao Brasil em 2008 e investe no brunch aos finais de semana

Bakery Itiriki Inspirado na culinária oriental, a padoca é mais um atrativo para quem visita o bairro da Liberdade, tradicional reduto de japoneses na cidade. São diversos quitutes com um toque exótico de ingredientes como o feijão-azuki e o chá verde. O destaque fica por conta do famoso kare-pan, uma espécie de pão de curry frito ou assado, recheado com frango, cenoura e batata. O suco de pobá também faz sucesso. A bebida criada em Taiwan leva bolinhas de sagu em sua receita, além de frutas tradicionais como morango ou limão, e ingredientes mais exóticos como o inhame e chá verde. A padaria também oferece pães comuns para quem não quer se aventurar na culinária oriental. Endereço: Rua dos Estudantes, 24 – Liberdade (Funcionamento: todos os dias, das 8h às 19h. Feriados, das 8h às 18h)

Benjamin Abrahão – Esta típica padoca paulistana é muito procurada pelos doces e croissants, com destaque para o croissant de queijo com presunto, um campeão de vendas. O tradicional bufê de café da manhã, servido até às 10h30, conta com boa variedade de pães, geleias, frios e frutas a preços bem em conta, mas diferenciados nas unidades Higienópolis e Jardins – as principais da rede. O ateliê dos doces oferece guloseimas feitas artesanalmente e sob encomenda. Endereços: Rua Maranhão, 220 – Higienópolis (Funcionamento: todos os dias, das 06h às 20h30) e Rua José Maria Lisboa, 1397- Jardins (Funcionamento: todos os dias, das 06h às 20h30)

A padaria Benjamin Abrahão aposta em doces feitos sob encomenda e bufê variado

St. Etienne Inspirada nas boulangèries francesas, a padaria oferece pratos saborosos da culinária da França, como a famosa baquete recheada com frios. No entanto, atualmente a St. Etienne apresenta um cardápio que vai além de quitutes europeus. A padoca se intitula “a padaria mais completa do Brasil” e “a primeira padaria gourmet do Brasil”. Para fazer jus à reputação, as três unidades da capital paulista oferecem um amplo menu que conta até com pratos da culinária japonesa. O café da manhã é servido com sistema de bufê livre.Endereços: Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2555 – Alto de Pinheiros (Funcionamento 24h), Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 1417 – Jardins (Funcionamento 24h) e Rua Harmonia, 699 – Vila Madalena (Funcionamento: segunda a sexta, das 6h às 23h30; sábados e domingos, das 7h às 23h30).

Padaria Bella Paulista Com uma localização privilegiada, próxima à badalada Rua Augusta, a Bella Paulista tem movimento intenso durante as 24 horas que se mantém em funcionamento. O bufê de café da manhã é servido até às 11h e combina vários tipos de pães, tortas, bolos, frios iogurtes e uma boa variedade de doces. Ainda há a opção à la carte com diversos tipos de sanduíches e acompanhamentos, como salsichas e ovos mexidos.Endereço: Rua Haddock Lobo, 354 – Cerqueira César (Funcionamento 24h).

Localizado em tradicional reduto boêmio da cidade, Bella Paulista funciona 24 horas por dia

Santa Tereza Com quase 150 anos de história, a padaria Santa Tereza é considerada a primeira de São Paulo e se autointitula “a primeira padaria do país”. Localizada no centro da capital, próxima à Catedral da Sé, a padoca mantém a tradição secular e oferece uma enorme variedade de pães, bolos, doces, bebidas quentes e salgados. O ícone do estabelecimento é a coxa creme, que tem a receita guardada a sete chaves. No segundo andar, o restaurante oferece pratos à la carte e espaço para happy hour. Endereço: Praça Doutor João Mendes, 150 – Centro (Funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 22h; domingos e feriados, das 7h às 22h).

B.Lem Portuguese Bakery O nome está em inglês, mas os pratos e os quitutes são inspirados na culinária portuguesa. A começar pelos deliciosos pastéis de Belém, doce tradicionalíssimo feito à base de ovos. O café da manhã é servido até o meio-dia e inclui combinados com pratos de Portugal, como o Pão de Deus, Pão de Leite ou Pastel de Torres, além dos famosos brioches, sucos, cafés e frios. Endereço: Rua Afonso Braz, 400 – Vila Nova Conceição (Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 20h; domingo, das 8h às 18h)

Deixe um comentário