SÃO PAULO: AS MELHORES PADARIAS PARA TOMAR CAFÉ DA MANHÃ

Compartilhe Boas Notícias

Mais que uma simples primeira refeição do dia, as “padocas” oferecem cardápio variado que vão muito além dos pães quentinhos

Começar o dia tomando café da manhã em uma padoca é um hábito tipicamente paulistano

Com mais de 40 milhões de habitantes, o estado de São Paulo é o principal centro financeiro do país e o lugar que mais recebe turistas no Brasil. São diversos municípios que têm o turismo como principal atividade econômica. Entre os destaques, estão Campos do Jordão, município serrano famoso por suas belas paisagens e clima europeu, as estâncias hidrominerais de Águas de Lindóia e cidades litorâneas como Ubatuba, Santos e São Sebastião.

A capital, São Paulo, atrai visitantes não só por conta do turismo de negócios, mas também pela variedade de atrações culturais, museus de renome internacional e agitação noturna. Outro ponto forte é a gastronomia. São mais de 15 mil restaurantes de diversas nacionalidades, dos mais simples aos mais premiados da cidade.

Quando se trata de café da manhã, o discurso é o mesmo. Muitos estabelecimentos estão investindo em um cardápio variado para agradar a todos os gostos já na primeira refeição do dia. São Paulo conta com mais de 12 mil padarias, e algumas delas servem muito mais que os tradicionais pães com manteiga; são uma espécie de ponto de encontro entre amigos.

As chamadas “padocas” oferecem uma gama de serviços, incluindo lojas de conveniência, lanchonete, almoço e até mesmo o happy hour do fim de tarde. Algumas são uma espécie de “padarias boutique”, com pães artesanais expostos como joias para fisgar o cliente. Outras atendem os baladeiros de plantão, com serviços 24 horas para agradar os notívagos.

Listamos, a seguir, algumas das melhores “padocas” da cidade de São Paulo, lugares que devem ser incluídos no seu roteiro gastronômico pela capital paulista:

Dona Deôla Com seis filiais espalhadas pela capital, sendo a maioria com funcionamento dia e noite, a Dona Deôla é uma das padarias queridinhas dos paulistanos. O ponto forte desta padoca são os doces, com destaque para os bolos espalhados pelas prateleiras e vendidos em fatias. Os pães também são feitos artesanalmente e o cardápio de sanduíches é variado. O estabelecimento ainda oferece os gelatos, o sorvete com consistência e produção diferenciados dos convencionais. Endereço: Rua Haddock Lobo, 354 – Cerqueira César (Funcionamento: 24h)

A padaria Dona Deôla combina padaria e lanchonete em um só lugar

Villa Grano A badalada padaria da Vila Madalena também tem uma filial na Vila Clementino. No entanto, apenas a matriz funciona 24 horas por dia, no tradicional bairro boêmio da cidade. O estabelecimento tem uma variada linha de bolos, doces e pães, incluindo um saboroso pão com fermentação caseira. O cardápio conta também com sanduíches, pratos quentes e pizzas caseiras preparadas no balcão, na frente dos clientes. Nos finais de semana, o bufê livre no café da manhã é uma boa pedida. Endereços: Rua Wisard, 500 – Vila Madalena (Funcionamento: 24h) e Rua Borges Lagoa, 371 – Vila Clementino (Funcionamento: todos os dias, das 6h às 22h40).

Julice Boulangère Ocupando uma charmosa casa no bairro do Pinheiros, o Julice tem um ambiente rústico e ao mesmo tempo sofisticado. Tomar um café da manhã debaixo de uma árvore ao ar livre é o toque especial deste lugar, inaugurado em 2011. As refeições matinais são servidas em diferentes combos que podem vir com dois tipos de pães, frios, geleias, manteiga e uma bebida quente (R$ 29,90). Outros kits mais caros vêm com todos os itens do combo anterior mais croissants, iogurtes, sucos e outras frutas. É possível ainda incluir quitutes extras com preços separados, além dos tradicionais ovos mexidos, com preço mínimo de R$ 12,20. Endereço: Rua Deputado Lacerda Franco, 536 – Pinheiros (Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h30 às 20h).

Apesar de toda a sofisticação, o Julice Boulangère não deixa o tradicional pão com manteiga de fora do cardápio

Galeria dos Pães Mais uma padoca a serviço dos baladeiros da plantão, a Galeria dos Pães fica no bairro Jardim América, na zona oeste da capital. Funciona 24 horas por dia e conta com mais de 1500 produtos para atender aos gostos mais ecléticos. São diversos aperitivos, salgados, doces e até um mini-sanduíche em formato de sushi, além dos doces. Entre os sanduíches, o destaque é o de mortadela com queijo estepe, molho de azeitonas e gotas de limão. Aos finais de semana, o café da manhã se estende até às 15h. Endereço:Rua Estados Unidos, 1645 – Jardim América (Funcionamento: segunda a sábado, das 08h30 às 20h)

P.J. Clarke’s Para quem gosta de acordar mais tarde e emendar as refeições com um brunch (do inglês breakfast + lunch), típico da culinária americana, este restaurante é uma boa opção. No Brasil, esta mistura de café da manhã (breakfast) com almoço (lunch) é mais comum aos finais de semana, quando a rotina permite uma esticada no horário das refeições. Por isso, a filial brasileira deste famoso estabelecimento de Nova York abre mais cedo aos sábados, domingos e feriados para servir um típico café da manhã americano, com waffles, ovos, panquecas, bacon e muito mais. O cliente se serve à vontade até às 15h. Na unidade Oscar Freire, o serviço é à la carte. Endereço: Rua Doutor Mário Ferraz, 568 – Jardim Paulistano (Funcionamento do café da manhã: das 9h30 às 15h)

Tradicional hamburgueria americana, a P.J. Clarke’s chegou ao Brasil em 2008 e investe no brunch aos finais de semana

Bakery Itiriki Inspirado na culinária oriental, a padoca é mais um atrativo para quem visita o bairro da Liberdade, tradicional reduto de japoneses na cidade. São diversos quitutes com um toque exótico de ingredientes como o feijão-azuki e o chá verde. O destaque fica por conta do famoso kare-pan, uma espécie de pão de curry frito ou assado, recheado com frango, cenoura e batata. O suco de pobá também faz sucesso. A bebida criada em Taiwan leva bolinhas de sagu em sua receita, além de frutas tradicionais como morango ou limão, e ingredientes mais exóticos como o inhame e chá verde. A padaria também oferece pães comuns para quem não quer se aventurar na culinária oriental. Endereço: Rua dos Estudantes, 24 – Liberdade (Funcionamento: todos os dias, das 8h às 19h. Feriados, das 8h às 18h)

Benjamin Abrahão – Esta típica padoca paulistana é muito procurada pelos doces e croissants, com destaque para o croissant de queijo com presunto, um campeão de vendas. O tradicional bufê de café da manhã, servido até às 10h30, conta com boa variedade de pães, geleias, frios e frutas a preços bem em conta, mas diferenciados nas unidades Higienópolis e Jardins – as principais da rede. O ateliê dos doces oferece guloseimas feitas artesanalmente e sob encomenda. Endereços: Rua Maranhão, 220 – Higienópolis (Funcionamento: todos os dias, das 06h às 20h30) e Rua José Maria Lisboa, 1397- Jardins (Funcionamento: todos os dias, das 06h às 20h30)

A padaria Benjamin Abrahão aposta em doces feitos sob encomenda e bufê variado

St. Etienne Inspirada nas boulangèries francesas, a padaria oferece pratos saborosos da culinária da França, como a famosa baquete recheada com frios. No entanto, atualmente a St. Etienne apresenta um cardápio que vai além de quitutes europeus. A padoca se intitula “a padaria mais completa do Brasil” e “a primeira padaria gourmet do Brasil”. Para fazer jus à reputação, as três unidades da capital paulista oferecem um amplo menu que conta até com pratos da culinária japonesa. O café da manhã é servido com sistema de bufê livre.Endereços: Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2555 – Alto de Pinheiros (Funcionamento 24h), Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 1417 – Jardins (Funcionamento 24h) e Rua Harmonia, 699 – Vila Madalena (Funcionamento: segunda a sexta, das 6h às 23h30; sábados e domingos, das 7h às 23h30).

Padaria Bella Paulista Com uma localização privilegiada, próxima à badalada Rua Augusta, a Bella Paulista tem movimento intenso durante as 24 horas que se mantém em funcionamento. O bufê de café da manhã é servido até às 11h e combina vários tipos de pães, tortas, bolos, frios iogurtes e uma boa variedade de doces. Ainda há a opção à la carte com diversos tipos de sanduíches e acompanhamentos, como salsichas e ovos mexidos.Endereço: Rua Haddock Lobo, 354 – Cerqueira César (Funcionamento 24h).

Localizado em tradicional reduto boêmio da cidade, Bella Paulista funciona 24 horas por dia

Santa Tereza Com quase 150 anos de história, a padaria Santa Tereza é considerada a primeira de São Paulo e se autointitula “a primeira padaria do país”. Localizada no centro da capital, próxima à Catedral da Sé, a padoca mantém a tradição secular e oferece uma enorme variedade de pães, bolos, doces, bebidas quentes e salgados. O ícone do estabelecimento é a coxa creme, que tem a receita guardada a sete chaves. No segundo andar, o restaurante oferece pratos à la carte e espaço para happy hour. Endereço: Praça Doutor João Mendes, 150 – Centro (Funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 22h; domingos e feriados, das 7h às 22h).

B.Lem Portuguese Bakery O nome está em inglês, mas os pratos e os quitutes são inspirados na culinária portuguesa. A começar pelos deliciosos pastéis de Belém, doce tradicionalíssimo feito à base de ovos. O café da manhã é servido até o meio-dia e inclui combinados com pratos de Portugal, como o Pão de Deus, Pão de Leite ou Pastel de Torres, além dos famosos brioches, sucos, cafés e frios. Endereço: Rua Afonso Braz, 400 – Vila Nova Conceição (Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 20h; domingo, das 8h às 18h)

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago