• ter. mar 12th, 2024

Nova curta de Sara Eustáquio vence prémio internacional

out 4, 2016 #prêmio
menina-foto-1
Compartilhe Boas Notícias

Com apenas 16 anos, Sara Eustáquio já se pode considerar uma realizadora multipremiada.

‘Mirror’, a segunda curta-metragem da realizadora, acaba de conquistar o prémio de mérito, na categoria profissional, do Accolade Global Film Competition, em Los Angeles.
A adolescente de Torres Vedras, que acaba também de arrecadar o 16.º prémio internacional para a sua curta de estreia, “4242”, igualmente no Accolade Global Film Competition (na categoria de Young Filmmaker – 17 and Younger), vê agora o seu segundo trabalho a ser premiado pela primeira vez.
Esta micro curta de apenas três minutos, um pequeno thriller psicológico sem diálogos, foi filmada em Nova Iorque como projecto final do curso intensivo de realização que a jovem cineasta frequentou neste verão na New York Film Academy.
A primeira curta de Sara Eustáquio, “4242″ ficou conhecida em todo o mundo à medida que começou a arrecadar várias distinções internacionais de países tão distintos como o Reino Unido, os EUA e Israel.
Em entrevista à New York Film Academy, Sara revela que a história da sua curta de estreia era “importante contar porque existem adolescentes em todo o mundo a enfrentar situações parecidas à da personagem de ‘4242’”.
Para os que ainda não tiveram oportunidade de ver a curta da Sara (link para o trailer), esta retrata a situação de uma adolescente que muda de país e sente, naturalmente, dificuldade ao adaptar-se a uma nova cultura.
”Por várias razões, muitos adolescentes tem de mudar de país e vão para sítios onde nem sequer falam a língua. Esta história não é apenas sobre a imigração como a conhecemos na Europa, é também sobre a mistura de muitos sentimentos durante a adolescência. Talvez até sentimentos que ocorrem durante a vida adulta: solidão, confusão, o processo de integração em novos espaços, o desafio do deslocamento físico e espiritual”.
Sara, que ganhou uma bolsa para estudar em Nova Iorque durante em verão com a sua primeira curta, deve agora voltar para Torres Vedras para continuar os seus estudos.

Loading